Thursday 3 June 2010

Bachir nega envolvimento no narcotráfico e em lavagem de dinheiro

MBS acusa o presidente americano, Barack Obama, de “calúnia e difamação”. E acrescenta que vai continuar a apoiar o partido Frelimo, porque o seu dinheiro é ganho de “forma honesta e laboriosa”

Maputo (Canalmoz) – O empresário moçambicano, presidente do grupo empresarial MBS, Mohamed Bachir Suleman, convocou uma conferência de imprensa, no início da noite de ontem, quarta-feira, para negar todas as acusações que pesam sobre si, que o apontam como “Barão da Droga”. O Departamento do Tesouro norte-americano aponta Bachir como um “grande chefe” do narcotráfico e de lavagem de dinheiro.
Bachir começou por condenar a atitude do Governo de Washington, tendo apelidado o acto de “difamação e calúnia” contra a sua pessoa, família e amigos. Disse que tudo o que está a ser dito a seu respeito é falso, porque nunca, na sua vida, se envolveu em negócios similares. Garantiu que apenas desenvolve “negócios honestos”.
“Nunca na minha vida me envolvi em narcotráfico, sempre fui empresário honesto e os meus negócios nunca estiveram ligados a este tipo de coisas”, disse.

Estou preparado para ir a qualquer tribunal

Bachir disse ainda que nunca foi informado anteriormente sobre o assunto. Diz que, do lado moçambicano, nenhuma entidade lhe comunicou alguma coisa sobre o assunto. Para Bachir, foi tudo uma surpresa. Bachir, que se diz inocente, alega estar preparado para ir a qualquer tribunal do mundo e provar a sua inocência em relação ao assunto. “Em qualquer tribunal vou provar que sou inocente”, disse.

Chamem a CIA ou a INTERPOL para investigarem os meus negócios

Bachir desafia o Governo de Washington a provar as acusações que faz, e diz que está tranquilo para se defender, porque, conforme afirma, é “inocente”.
Bachir desafia Obama a mandar agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) ou da Polícia Internacional (INTERPOL) para investigar a sua vida e os seus negócios, que “nada vão encontrar”, assegura.
“Eu desafio as equipas de investigação mais sofisticadas do mundo a investigar a minha vida, porque eu, Mohamed Bachir Sulemane, empresário reconhecido moçambicano, não estou envolvido em qualquer tipo de tráfico de drogas”, disse, tendo acrescentado que nunca foi detido na vida, nem foi alvo de investigações.

Nunca fui aos EUA e não tenho bens lá

Visto que uma das medidas do Departamento do Tesouro dos EUA é congelar todas as contas e operações financeiras feitas naquele país por indivíduos considerados narcotraficantes, questionámos ao presidente do MBS se tinha algum património naquele país, ao que este respondeu: “Nunca fui aos Estados Unidos da América e não tenho investimentos lá. Não tenho contas bancárias nos Estados Unidos e, mais, nunca viajei para os Estados Unidos”, disse Bachir, que nega a pés juntos pertencer ao mundo do narcotráfico.

Bachir solicita audiência com a embaixadora dos EUA

Inconformado com a declaração do Governo norte-americano, Bachir diz que nada tenciona fazer neste momento, nem mesmo processar o Governo norte-americano pela alegada calúnia e difamação, mas já escreveu à Embaixada dos EUA, em Maputo, para falar com a embaixadora. Na carta, que o próprio empresário fez questão de ler, pede “uma audiência urgente em função da agenda da embaixadora”, na qual vai, de entre outras coisas, pedir provas do seu envolvimento no narcotráfico.
Bachir diz que os seus advogados estão a tratar de tudo de forma pormenorizada. Aliás, um dos advogados que vimos no gabinete de Bachir é o conhecido jurista moçambicano Máximo Dias, que defendeu Antenor Pereira, no caso Aeroportos de Moçambique e que foi deputado da Assembleia da República pelo MONAMO integrado na coligação Renamo-União Eleitoral, na última legislatura.

Os favores ao Governo

Mohamed Bachir já ofereceu equipamentos ao Governo moçambicano, com destaque para 50 motorizadas para a Polícia. Em função disso, começaram a circular comentários segundo os quais os produtos do MBS não eram inspeccionadas e não pagavam qualquer taxa. Questionado se o facto de os seus produtos terem sido apontados como “não inspeccionáveis nem fiscalizáveis” poderia contribuir para o tráfico de drogas, Bachir disse que tudo também é mentira e que sempre pagou à Kudumba, empresa que opera com os controversos “scanners” no porto de Maputo. Bachir diz que sempre honrou com os seus compromissos fiscais. Acrescentou que, por ser um empresário de “grande envergadura”, tem prós e contras e que tudo é uma campanha para manchar a sua reputação.

Vou continuar a apoiar a Frelimo

Visto que Mohamed Bachir é um dos grandes patrocinadores, senão mesmo o maior patrocinador em termos individuais do partido Frelimo, o Canalmoz perguntou ao empresário sobre o futuro dessa relação. Bachir disse que as acusações que pesam sobre si em nada vão afectar a relação com o seu partido, porque, até que o Governo dos EUA mostre provas, ele é inocente. O empresário diz que vai continuar a patrocinar o partido Frelimo com o seu dinheiro, porque é ganho de forma honesta e laboriosa.
“Não tem nada a ver. Eu vou continuar a apoiar os programas da Frelimo e a luta contra a pobreza, as relações continuam como sempre estiveram”, disse, para depois acrescentar que vai continuar a apoiar porque é o partido de que ele gosta, “assim como acontece no futebol, existem pessoas que gostam do Sporting de Lisboa e outras que gostam do Benfica”. E é assim que Mohamed Bachir Suleman também gosta do partido Frelimo.

(Matias Guente)

3 comments:

V. Dias said...

“Para os malandros, Deus reserva sempre um dia especial. Então é que são elas…” Disse Arrone Fijamo Cafar, meu ídolo.

Vi com alguma apreensão a conferência de imprensa que o Sr. Bashir deu à comunicação social.

A cadeira dele, enquanto se dirigia aos jornalistas, parecia baloiço.

Seu nome foi citado pelo próprio meia dúzia de vezes, tal era a defesa de uma barata tonta que, no dizer de Fijamo, citando uma passagem do seu livro “Ecos de Inhamitanga”, este remata:

“Todos nós sabemos o que a barata faz quando se a surpreende danificando, no armário, os objectos de grande estimação.

Sabem amar, sorrindo, terríveis sarilhos para os outros, por vezes inocentes, mas, QUANDO A VERDADE SE DESCOBRE E SUSPEITAM A EMINËNCIA DUM CASTIGO MERECEDOR SOBRE O CRIME DAS MALDADES QUE PRATICAM, INDECENTEMENTE, DESATAM NUM PEDITÓRIO VERGONHOSO PARA UMA CÖDEA CLEMENTE. NÃO QUEREM NEM POR BAIXO PREÇO AQUILO QUE DESEJAM PARA OS OUTROS”.

Uma conferência de imprensa à comunicação social não basta para sossegar os moçambicanos do facto de um patrício nosso estar a ser acusado pelos EUA de ser um Barão da droga.

É preciso que haja um trabalho de fundo da Justiça moçambicana por forma a se apurar até que ponto um “irmão nosso” está a ser vítima de uma cabala, porque, caso contrario, não nos esqueçamos, é o nome do país, de Samora, de Mondlane e até mesmo de Dhlakama e de todos aqueles que se bateram e ainda batem em defesa dos valores da pátria correm riscos, de ser sujos com ‘matope’ da pior sujeira.

Já ouço vozes a associar as vitórias da Frelimo à mão “criminosa” do acusado, Bashir, e não acho que estejam a cometer um crime de Estado, tal é o poder da especulação.

Quando a Justiça não faz o seu papel de guardião da legalidade, as pessoas são levadas a especular. COSTUMAVA DIZER SEMPRE AOS MEUS ALUNOS, EM NAMPULA, QUE NINGUÉM NEM NENHUM SISTEMA, SEJA QUAL FOR O SEU PODER, PODE CONSTRUIR BARAGENS NAS CABEÇAS DAS PESSOAS, IMPEDINDO-OS DE PENSAR. Haja justiça!!!

Não quero imaginar que depois de um simples bocejo, em desabafo de não encontrar pistas de Osama Bin Ladean, os EUA, num jogo de rodeio ou de ROLETA RUSSA, apontaram o nome de Bashir à toa, há coisas que se escondem uma eternidade, verdades que são caladas por mil anos, etc., mais o tempo, este que é o melhor professor, acaba sempre por nos brindar com a verdade.

Termino com mais uma frase do meu grande ídolo Arrone Fijamo Cafar: “AS HISTÓRIAS DAS PIORES TEMPESTADES CICLÓNICAS TIVERAM SEMPRE DESAGRADÁVEIS EPÍLOGOS.” A conclusão é livre.

ZICOMO

Anonymous said...

Momed bachir Sulemane e inocente ele nao tem nada a haver com drogas .O Obama nao pode fazer acusacoes falsas contra o nosso tio Bachir.Isto e injusto e a verdade e parar ser dita.Espero que a verdade seja dita.Nada de mentiras.No_name_boy52

Anonymous said...

Caros Amigos.

Crime é CRIME. Punição à medida da dimensão do crime cometido.

Tráfico de droga é crime. Bashir, se estiver envolvido, que seja punido.

Agora digam-me. Especulação dos preços do petróleo por cartéis americanos e dos paises desenvolvidos, uma minoria, que nos "matam lentamente" todos os dias, enriquecendo à custa da manipulação dos preços, SERÁ ou não CRIME imperdoável?

Quem julga estes arrogantes barões do petróleo americanos e ocidentais?

E os preços das matérias primas são ditados por eles, e nós, desgraçados a trabalharmos arduamente para eles enriquecerem e ainda aparecerem com chantagens através das migalhas "oferecidas" condicionalmente pelo FMI, Banco Mundial, empréstimos condicionados,etc, (autênticos rebuçadinhos com veneno no meio).
`
Invasões e desestabilizações em paises como Angola, Nigéria, Iraque, Timor, etc, por causa do petróleo.
Preparando-se também a desestabilização contra Moçambique (a acção já começou) por Moçambique estar a "fugir" e abrir-se para o Oriente.
QUEM LEVA esses Traficantes de Petróleo e Mat Primas, criminosos internacionais à barra do Tribunal?

SÃO LARÁPIOS ARROGANTES COM A CARA DE SANTOS "SALVADORES" ....

BASTA DE CINISMO.

quem OS IRRADIA deste planeta? Quem os ensina a serem mais verdadeiramente HUMANOS e justos?

LARÁPIOS internacionais de tamanho KING SIZE a pretenderem dar lição de moral a larápios SMALL SIZE...

E Esta.....

A Crise Financeira Mundial quem a provocou? Não será mais uma forma de ROUBO descarado em larga escala (GLOBAL) perpetrada pelos Barões Americanos..

QUEM NEUTRALIZA, PRENDE E PUNE ESTES CRIMINOSOS perdulários e esbanjadores?

Alguêm tem coragem de os combater?

BASTA DE CINISMO.....

OBAMA É INSTRUMENTO. Pau mandado. Desgraçado e empregado dos Ladrões da Wall Street e similares.