Monday 7 June 2010

Assalto na Matola

Há cerca de dois meses, dia 20 de Março, uma residência foi assaltada por dois indivíduos na cidade da Matola.

Os assaltantes foram vistos e alguém anotou a matrícula da viatura usada no roubo.

De imediato a polícia foi comunicada mas alegou que como já tinha sido consumado o roubo não podia ir ao local.

As vitimas perguntaram se não seria oportuno fazer a perícia do local, para tirar as possíveis impressões digitais, tendo a policia respondido que, sendo final do dia, 18 horas, esse trabalho só poderia ser feito no dia seguinte, advertindo as vitimas a voltar as dez horas do dia seguinte, e que não deviam entrar na casa assaltada.

No dia seguinte, as dez horas, as vitimas chegaram a primeira esquadra da cidade da Matola, tendo, a policia, mandado aguardar até a chegada da equipa técnica.

Por volta das doze, vendo a demora, as vítimas insistem e a policia diz que a equipa técnica está sem viatura no comando provincial da Matola, e a única solução seria que as vitimas deveriam arranjar um transporte para a equipa técnica poder trabalhar.

Assim foi feita a vontade da polícia e depois do trabalho tiveram que ser transportados de volta para o comando.

Cerca de um mês depois, vendo que a policia nada dizia, as vitima começam uma investigação independente, partindo da matrícula da viatura, sem envolver nenhum policia nem investigadores profissionais.

Duas semanas depois, por sorte a matricula era real, foi identificado o legitimo proprietário e a sua residência. Apesar de que, nos serviços de viação o endereço não está claro (colocaram a rua sem o numero da casa).

Preenchido o puzzle as vitimas decidem passar os dados a policia só que, os homens da lei e ordem dizem que não podem agir sem o aval da Procuradoria e que nem tinham viatura para trabalhar.

Duas semanas depois a Policia diz que a procuradoria recusa fazer o documento porque, tendo o assalto ocorrido na Matola não é da sua alçada abrir mandatos para a cidade de Maputo, residência do dono da viatura.

Não conformadas, as vitimas recorrem algumas altas patentes (médias) da PRM que decidem, a ”revelia da procuradoria” fazer uma diligência usando os dados disponibilizados pelas vítimas e, como se não bastasse, mesmo com os endereços, exigiram que as vitimas os levassem para a referida residência situada na Malhangalene.

A polícia foi a residência do proprietário da viatura usada no assalto, falou com ele e o convidou a apresentar-se na esquadra da Matola.

O proprietário da viatura usada foi a esquadra prestar declarações tendo, logo depois, sido liberado porque alegou que tinha alugado o seu carro, e a viatura é vista a andar livremente nas cidades de Maputo e Matola.

As vítimas procuraram saber, junto da policia, se o proprietário provou que de facto tinha alugado a viatura ou será que esta metido. A policia não dá resposta.

Até hoje, 07 06 2010, a policia diz que não pode prender a viatura por estar a espera do mandato da procuradoria. (O alegado procurador chama-se Jorge e trabalha na Machava. )

Os assaltantes andam a solta.

(O comandante da primeira esquadra da Matola está a par e parece frustrado com a procuradoria porque alegadamente, não os deixa trabalhar.)

6 comments:

Pepe444 said...

OTIMO BLOG! TA 5***** JÁ O SIGO! VISITA O MEU E SEGUE TAMBÉM >> http://artmusicblog.blogspot.com/

Vera said...

Pensei que estas coisas só acontecessem em país de 3º mundo.
Inacreditável!!

Anonymous said...

Algo tipico da Republica das BANANAS... Lamentavel!
Gostei do Blog.

Anonymous said...

A policia daqui nao vale para nada so quer sobornos e nao faz nada da o que da termos presidentes desse geito por isso vivemos num pais muito mal diariamento os policias sao subornados ministros trabalhodores alefandeas...
Sabem o que representa alfendegas serem sobornas?
O aumento do contrabando ' trafico de droga' entre outros....
Este govrno nao presta!

Anonymous said...

Quando os ordenados sao baixos os policias nao teem muita ganancia em enfrentar o perigo. Se lhe pagassem bem melhor trabalho faziam. Pois eu estou de acordo que
deviam fazer tudo possivel para controlar melhor o crime. Teem voces os residentes que formar um grupo de vegilantes. Guardas voluntarios. Boa sorte. Viva matola

Anonymous said...

Como posso eu encomtrar amigos da matola que nao vejo desde Marco de 1975. Antonio, Alfredo, joaozinho e Clara Maia. Sao irmaos que viviao abaixo da rua primeiro de dezembro talhao 209. Meu nome e Antonio Carlos martins de oliveira sou sobrinho do juaquim martins que era o dono das salinas ao fundo da rua do sol talhao 210.
Outro amigo e americo Antonio de oliveira goncalves. O americo tem um sinal grande no ombro direito.
Neu email e. Tonycoliveira@yahoo.com
agradeco ajuda Nao sei como tentar encomtrar. Obrigado