Wednesday 5 May 2010

Olhando o pais de esguelha!

Cheguei esta manha a Londres, capital britanica. Uma Londres fresca a pender para o frio, pelo menos para quem vem de Africa ou mais concretamente de Maputo! Alias mesmo comparando Londres com Washington (a semana passada la estive), Londres esta a pender mais para o frio!

Esta-se na chamada 'Spring season' ou seja a 'primavera', com flores e passaros colorindo os ares. Claro nao so menos flores e menos passaros que a nossa Cidade das Acacias, mas tambem menos flores e menos passaros que Washington. Apesar de Londres continuar a ser minha 'segunda' cidade, tenho que confessar que a calma e a temperatura de Washington tem me seduzido ultimamente! Qunto mais a conheco, mais atractiva se torna! Ate aqui a atraccao nao e suficiente para trocar Londres por Washigton, mas muito proximo! Coisas da vida e do coracao!

Em jeito de desabafo permitam-me dizer que durante a minha infelizmente curta estadia em Mocambique, fiquei uma vez mais perplexo com o a vontade com que muitos compatriotas 'aceitaram' a segunda subida de precos de combustivel em menos de um mes. Ao sair de Maputo no dia 7 de Abril, com destino a Washington e Miami, 1300 meticais eram o valor media com que enchia o tanque do meu automovel. Tres semanas depois, preciso de entre 1800 a 2000 para o memo efeito! Sera a prova de que ja nao se pode continuar com as ginastivas eletorais do ano passado? Sera que passadas as eleicoes os efeitos da 'Geracao 5 de Fevereiro' foram finalmente 'geridos'?


Perplexo ainda fiquei quando nao pude comunicar com os meus via telefone, pois me disseram calmamente e todos aceitamos passivamente que a MCEL estava muda a partir de Inhambane devido a uma avaria grossa na fibra optima! E mais tranquilamente aceitamos o que nos dizem: que a avaria durara nada mais e nada menos que um mes a reparar, porque o pais e o continente nao tem condicoes para repara-la!
Soube que via vodacom se pode 'comunicar' pelo menos via sms!

Nao quis acreditar que nao haja solucoes alternativas! A MCEL tem nos bafejado com publicidades em quase todos os orgaos de comunicacao social, tem patrocinado varios eventos e agora quando a casa comeca a chover me vem dizer que nao tem 'ondocoes para arranjar alternativas'?

Ninguem na MCEL, no Instituto de Comunicacao de Mocambique pensou na possibilidade de um dia o pais ficar mudo? Sera que se Maputo ficasse mudo assistiriamos a mesma 'frescura' de quem de direito? Ou mais uma vez estaremos perante o caso de Mocambique da Primeira e o da Segunda, onde num local vivem os verdadeiros mocambicanos e noutro os sub-mocambicanos?

Ou teremos todos que mudar para a TDM e Vodacom? ALguem pode explicar-nos porque e que na Vodacom se pode 'comunicar' e na MCEL nao? Alguem nos pode garantir que a terceira operadora esteja melhor preparada para eventualidades desta natureza?

Ainda bem que ontem foi lancada obra do Dr. Mousinho Nicol's sobre os 'Direitos do Consumidor' e finalmente com a aprovacao da Lei do Consumidor a mansa e domesticada Associacao dos Consumidores acorde para nos educa sobre os nossos direitos inalienaveis. Nao e por acaso que pagamos impostos! Paga-mo-los para em troca recebermos servicos publicos! E quando estes nao aparecem ou aparece qualidade deficiente temos o direito constitucional de exprimirmos as nossas inqietacoes: teclando, rabiscando, cantando, dancando, quica marchando!!

Voltarei para falar das historicas eleicoes parlamentares que terao lugar amanha no Reino Unido, onde se espera que a oposicao (Conservadora) supere o actual partido no poder (Trabalhista)! Sera desta que os torries chegarao ao poder depois de mais de 13 anos de jejum?

No comments: