O MISA-Moçambique tomou conhecimento, na manhã desta quarta feira, que o jornalista e director do semanário MAGAZINE INDEPENDENTE, Salomão Moyana, tem vindo, desde a noite de ontem, terça feira, a ser alvo de ameaças de morte proferidas por pessoas desconhecidas, que o fazem através de mensagens SMS não assinadas.
Uma das passagens de uma das mensagens, aparentemente, com motivações políticas, diz:
“ (…) vimos aquilo que você andou a escrever no seu jornal, tu escreves merda e pensas que nós somos burros. Você é Frelimo tribalista que defende bandidos ladrões como o seu pai Guebuza. Tu andas a insultar Jacamo, pensas que podes destruir a imagem dele com aquela merda que escreveu. Nós estamos chateados e começou há muito tempo, escreveste no Savana, Zambeze e agora Maginero. Guebuza roubou votos e tu macaco de puta não disse nada…já estamos fartos de ti…. (…) …vamos te bater, vamos de prokurari para ti batir bem qui nunka vesti na vida (…).”.
Na mesma noite destas mensagens, a viatura pessoal do mesmo jornalista foi vandalizada na sua residência: partiram-lhe vidros, arrancaram-lhe espelhos laterais, rádio reprodutor de CD e vazaram-lhe as rodas.
O MISA-MOÇAMBIQUE denuncia e repudia, nos mais veementes termos, estes actos bárbaros de intimidação e de cerceamento da liberdade de expressão e de Imprensa, valores nobres consagrados na Constituição da República, e apela às autoridades policiais competentes para que ponham em prática todas as medidas necessárias para a garantia da segurança do jornalista ameaçado, bem como para a localização dos mentores de tais ameaças, com vista a levá-los à barra da Justiça.
Numa sociedade democrática e pluralista, como a moçambicana, é inaceitável que alguns sectores ainda recorram a métodos criminais para fazer valer os seus objectivos.
O MISA-Moçambique apela, igualmente, a todas as forças vivas da sociedade para que repudiem este acto bárbaro que atenta contra a sã convivência política e social no País.
Maputo, 19 de Maio de 2010.
Voters air frustrations ahead of Irish general election
-
Voters in the Republic of Ireland go to the polls on Friday for the
country's general election.
5 hours ago
3 comments:
Francamente,
Não disse nada de errado Salomão Moyana. Este é o problema de dar poderes (uso de arma de fogo) a certas pessoas. Quero apelar ao Moyana para não se deixar intimidar por isso. Escumalhas não passam disso: ameaças baratas e gratuítas, acabam sempre descobertos.
Zicomo
Algo me cansa em Mocambique. Será que realmente não é possível detectar quem escreveu as mensagens e donde escreveu?
É possível, mas são números descartáveis. A nossa polícia tem barriga mas não tem comida para tal serviço. Quando for assunto grave, que interesse as elites no poder, ai a mcel não se poupa de esforços. Em informática ninguém está impune.
Zicomo
Post a Comment