Monday 31 May 2010

MISA CENTRALIZA ADVOCACIA SOBRE LIBERDADE DE IMPRENSA

Ao encerrar núcleos provinciais


O processo de advocacia sobre o estágio da liberdade de imprensa passa a ser efectuado apenas em Maputo, na capital do país, contrariamente ao que acontecia até data recente, em que era, também, exercido ao nível das provincias.
O MISA -Instituto de Comunicação Social para África Austral acaba de anunciar o encerramento dos seus escritórios e respectivas contas bancárias ao nível dos núcleos
provinciais.
Em contacto telefónico com a nossa reportagem, alguns presidentes dos núcleos provinciais confirmaram ter recebido ordens, a partir da sua sede em Maputo, para procederem à inventariação de todo o patrimóniopertencente à instituiçao.
Entretanto, Alfredo Libombo, director executivo do MISA, disse tratar-se apenas de redimencionamento dos núcleos, cujo formato será definido em assembleia geral a ter lugar no próximo mês de Agosto.
Todavia, Limbombo não descarta a possibilidade da criação de núcleos regionais, mas disse que tudo dependerá daquilo que poderá vir a ser a decisão do encontro de Agosto.
O encerramento dos núcleos provinciais daquele organismo e as respectivas contas bancárias estará relacionado com uma alegada falta de fundos para o desenvolvimento de vários projectos de promoção da liberdade de imprensa.
Porém, o pessoal em serviço nos núcleos provinciais reivindica o pagamento de salários atrasados e das respectivas indemnizações.
Moçambique é único país ao nível da região austral que introduziu a criação dos núcleos provinciais. Wf

No comments: