Friday 7 May 2010

E Oficial: a partir deste momento e matematicamente impossivel ter uma maioria capaz de formar governo!

O povo britanico decidiu: nao ha super vencedores! Os Conservadores tem maioria parlamentar (290 lugares no parlamento) mas nao suficiente para formar governo. Os Trabalhistas conseguiram 247 lugares enquanto que os Liberais Democratas conseguiram 51 lugares.

De acordo com a 'Constituicao Britanica' que nao esta escrita, nestes casos o partido (vencedor ou perdedor) que conseguir formar uma maioria atraves de uma coligacao, sejam os Trabalhistas e Liberais ou Conservadores e Liberais podera formar governo.Tecnicamente estamos perante um empate com sabor a victoria amarga para os Conservadores e sabor a derrota adocicada para os Trabalhistas e Liberais.

Assim sendo, caso Brown consiga 'seduzir' os Liberais e formar goveno, este tera pedir um encontro a Rainha para informa-la. Se a rainha aceitar encontrar-se com ele entao continuara primeiro ministro!
Aritimeticamente, uma coligacao Trabalhista-Liberais Democratas tera uma maioria parlamentar de mais de metade dos lugares. Mas seria uma coligacao de 'perdedores'!
Caso nao consiga formar coligacao, entao sera a vez de David Cameron formar uma coligacao.
O lider que conseguir formar maioria coligada pedira uma audiencia a rainha e se esta audiencia for concedida entao sera o primeiro ministro.

Formado o governo, os parlamentares terao a possibilidade de votar aprovando ou dando uma mocao de 'nao aprovacao' ao novo Primeiro Ministro. Caso a votacao nao seja favoravel ao novo Primeiro Ministro, entao havera a necessidade de o entao recem-eleito PM demitir-se abrindo espaco para que o outro lider possa criar a sua coligacao!

E um momento historico na longa historia democratica britanica. Um momento simbolico a nao perder!

3 comments:

V. Dias said...

E ainda dizem, ou há quem diga, que a rainha não tem poder. Quem é uma simples "chifanhana". Aqui tem a prova contrária, que afinal ela manda. Manda para valer. Agora pergunto, porquê é que Mugabe não pode ter o mesmo poder?

Zicomo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Simples V Dias! Porque cada pais rege-se de acordo com a sua 'Constituicao!
Zicomo wambire!

Joao Bruno Craveirinha said...

Caso bicudo esse...tanto que eu ate estive la ontem em Downing Street so k os tipos nao conseguiram ver a minha acreditacao hehehhe...mas tive mesmo a porta.

Espero que seja uma coligacao para a frente,mas o positivo e k da k pensar que os erros dos politicos nao passam em claro no publico,ele e kem mais ordena e nunca dorme!

Akele abraco moliba e ve la se das noticias e checas o meu blog www.siavumablog.spot

Joao Bruno Craveirinha