Um casal homossexual recentemente condenado a 14 anos de prisão, no Malaui, por ter sido o primeiro a casar-se, foi sábado indultado pelo Presidente da República, Bingu wa Mutharika.
O indulto presidencial foi anunciado após um encontro em Lilongwe entre Bingu wa Mutharika e o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
A condenação do casal provocou críticas em todo o mundo e apelos à ONU, bem como da União Europeia e dos Estados Unidos ao Governo do Malaui para adoptar uma atitude menos intolerante relativamente aos homossexuais.
Mutharika alegou “razões humanitárias”.
Julgado culpado por ter violado “a ordem da natureza”, o casal foi condenado a 20 de Maio à pena máxima de 14 anos de prisão e a trabalhos forçados, após terem realizado a primeira cerimónia simbólica de um casamento homossexual naquele país africano.
Tiwonge Chimbalanga, 20 anos, e Steven Monjeza (26), encontraram-se numa igreja no início do ano passado e viviam juntos desde há cinco anos, tendo decido oficializar a sua união a 26 de Dezembro passado.
Os dois foram detidos a 28 de Dezembro em Blantyre, capital comercial do Malaui, país onde a homossexualidade é proibida.
(Redacção)
'A long fight full of tears': Why Thailand became a haven for LGBT couples
-
Thailand is set to legalise same-sex marriage - one of the few places in
Asia to do so. Why is it an outlier?
8 hours ago
No comments:
Post a Comment