(Atenção Jornalistas Culturais)
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA
Representantes da Virgínia Opera em Maputo de 23 de Maio a 2 de Junho de 2010
A Embaixada dos Estados Unidos da América tem o prazer de informar que no âmbito do seu programa “Performing Arts Initiative”, representantes da Virgínia Opera (biografias anexas), uma das mais prestigiadas companhias de ópera dos Estados Unidos da América, vão estar em Maputo para participar na VI edição do Festival Internacional de Música.
Neste contexto, os Servicos Culturais e de Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos convidam pela presente os jornalistas culturais para um encontro, na Quarta-feira, dia 26 de Maio pelas 16:30 horas, com o maestro Peter Mark, que terá lugar nestes Serviços (Av. Mao Tsé Tung, 542).
Vão ainda efectuar workshops com alunos e artistas da Companhia Nacional de Canto e Danca, Grupo de Teatro Gungu, Escola Nacional de Dança, Escola de Música e Grupo Milorho.
Os espectáculos onde participam os músicos Americanos, realizam-se no Concelho Municipal (Sala Nobre) e Teatro Avenida, e têm a seguinte agenda:
Sexta-feira, 28 de Maio
Concelho Municipal (Sala Nobre) às 20h00
GALA – Apresentado pelo Maestro Peter Mark
Domingo, 29 de Maio
Teatro Avenida – 19h30
Porgy & Bess
Ensaio Geral
Segunda-feira, 31de Maio
Teatro Avenida – 19h30
Extractos de Porgy & Bess
Greg Ganakas, encenador – Joe Walsh, piano
Aundi Marie Moore, soprano
Michael Redding, baritono
Coro Moçambicano – Dançarinos – Actores - Músicos
Maputo, 25 de Maio de 2010.
EMBAIXADA DOS E.U.A. - SECÇÃO DE IMPRENSA E CULTURA - Av. Mao Tsé Tung, 542 - Maputo, Moçambique
Tel: 258 (21) 49 19 16 - Fax: 258 (21) 49 19 18 - E-mail: Maputoirc@state.gov - Homepage: maputo.usembassy.gov
Breves biografias dos membros da Virginia Opera
Peter Mark, Director Artístico
Peter Mark é o principal fundador e director artístico da Virginia Opera e da International Opera Alliance – bem como Formador Internacional de Opera, Mestre de Ensino e Condutor.
Desde 1975 que ele assume a presidência da Virginia Opera, onde acompanhou o seu crescimento até ao estágio actual, de uma das mais finas e maiores companhias de ópera dos EUA. Sob a sua liderança, identificou e apresentou alguns dos jovens cantores mais promissores do país, incluindo Diana Soviero, Rockwell Blake entre outros, em produções dirigidas e desenhadas por algumas das maiores estrelas mundiais da ópera e do teatro (Gian Carlo Menotti e Lillian Groag). Também já realizou mega produções de Aida em Luxor e Giza. Já gravou muitos concertos e óperas para a rádio e televisão italianas bem como para a sétima arte. O seu repertório de óperas inclui trabalhos de Mozart, Verdi, Bellini, entre outros.
Greg Ganakas, Director
Greg foi vencedor do Prémio Connecticut Critics Circle pela sua majestosa direcção de um musical (Brigadoon). Os seus créditos incluem a direcção de várias produções teatrais de musicais bem como de óperas, televisão e séries industriais. Já colaborou com a Disney Live Entertainment entre outros. A sua lista de trabalhos na área de ópera e concertos inclui a produção de um Cântico de Natal, no North Shore Music Theatre, que ganhou o prémio de Melhor Produção da Época pela Boston Globe. Ganakas trabalhou ainda como Director Artístico durante seis anos no John Arms Centre for the Performing Arts em Englewood, New Jersey.
Joseph Walsh, pianista e chorus master
Walsh desempenha as funções de Director Artístico Associado e Condutor Associado na Virginia Opera. Nesta companhia, Walsh já desempenhou as funções de condutor principal para produções do The Elixir of Love, The Pirates of Penzance nas últimas épocas, e na próxima época irá realizar The Daughter of the Regiment e Don Giovanni. Walsh desempenha ainda as funções de condutor principal no Festival Amalfi Coast Music na Itália, onde realizou a maior ópera cómica Gianni Schicchi em Vietri sul mare, Nocera e Cuserta durante o passado verão.
Michael Redding, baritono (Porgy & Bess)
Redding vai iniciar esta época com o seu regresso à Sarasota Opera, para desempenhar o papel de Belcore (L’elisir D’amore), e depois disso irá realizar Shaunard (La Bohème) com a Virginia Opera. Redding viaja pela Europa com a Produção PORGY & BESS de New York Harlem. Redding já participou no Wexford Festival na Irlanda e em 2006 regressou à Sarasota Opera para cantar Imperial Comissioner (Madama Butterfly) bem como para fazer a cobertura do baritone líder. Na primavera de 2006 ele concluiu a sua primeira época como Artista de estúdio com a Sarasota Opera adicionado ao seu repertório os papéis de Schaunard (La Bohème) e Einenstein (Die Fledermaus).
Aundi Marie Moore, soprano (Bess & Serena)
A Sra. Aundi está a estabelecer-se muito depressa como uma das principais sopranos jovens dos EUA. Ela participou recentemente no programa Domingo-Cafritz Young Artist com a Washington National Opera. O jornal Washington Post considera-a como sendo detentora de uma voz de “beleza clara”. A Sra. Aundi já recebeu grandes ovações de audiências e críticos, tanto nos EUA como a nível internacional. Durante os anos 2008 – 2009 a Sra. Aundi esteve envolvida no projecto Messiah com a Virginia Symphony bem como com Gala Concert em Washington.
'I knew I was running for my life': How the Southport attack unfolded
-
Survivors of the horrific incident have recounted how the deadly incident
played out.
40 minutes ago
No comments:
Post a Comment