Sunday 18 April 2010

Homenagem ao Grupo 1o de Maio!

Exmo Senhor

____________________________

Maputo

Assunto: Homenagem ao “Conjunto 1º de Maio”



Há 30 anos atrás, um grupo de jovens integrando trabalhadores e estudantes, amantes da cultura, e, principalmente, da música, resolveu se juntar e fundar um grupo musical. A ideia foi amadurecida, e no dia 1º de Maio de 1980, na Cidade Zambeziana de Quelimane, foi fundado o conjunto musical que foi baptizado pelo nome de 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores de todo o mundo, que, a cada 1º de Maio, comemoram o dia de luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, segurança social, etc.

Este grupo, cedo revelou-se como uma sensação nacional, pela qualidade da música que tocava e o conteúdo das suas mensagens. E os espectáculos que realizava em cada canto deste país, cativava o público, que sentia as suas aspirações, sonhos e ambições reflectidos nas letras das músicas do conjunto.

Dois anos após a sua fundação o conjunto 1º de Maio gravou o seu único LP, intitulado Verdes Campos, que foi sucesso absoluto a nível nacional, tendo esgotado no mercado em menos de 30 dias. Alguns temas deste álbum foram bastante executados em festas e convívios da época, e em estações internacionais, como é o caso da BBC, da Voz da América e da Radio França Internacional.

Este grupo, que conheceu diversas renovações no seu elenco, manteve sempre a sua qualidade, cantando as histórias do seu povo e encantando o seu público, até o ano de 1992, altura em que, por várias razões, o grupo se desintegrou.

É em reconhecimento da contribuição que este conjunto deu, na arena cultural de Moçambique, que um grupo de fãs decidiu organizar-se, para recordar os 30 anos da fundação do conjunto 1º de Maio, tido como um dos patrimónios culturais do país.

Para o efeito, a homenagem será feita em duas ocasiões, uma, sob forma de convívio musical, a outra, sob forma de espectáculo musical.

O primeiro evento (o convívio musical) terá lugar na cidade de Maputo, no Centro Social do Desportivo, localizado na baixa da cidade, junto à piscina do Grupo Desportivo de Maputo, a partir das 19:00horas do dia 1º de Maio, até o amanhecer do dia 2 de Maio.

O segundo evento está marcado para ter lugar em Agosto próximo, na cidade de Maputo. Este será sob forma de espectáculo musical, com a participação dos ex-integrantes do Conjunto 1º de Maio.

Neste sentido, os organizadores vêm pela presente convidar a V.Excia. a participar deste evento cultural, que oferecerá aos participantes muita música dos anos 80, e diversificados pratos da culinária moçambicana.


Entradas por apenas 100,00MT para cada pessoa

NÃO FALTE!

CONTAMOS CONSIGO


A organização do evento



Informações:

António Álvaro Francisco 827273580
Hortêncio Lopes 845635782
Armindo Salato 823271050

1 comment:

Fijamo said...

Sao estes eventos Q Quelimane precisa! Nada de espectaculos a play back com aparelhagem Que deixa muito a desejar!

Subscrevo a MINHA ENTRADA! Nao faltarei por nada!