Saturday 13 March 2010

Programa de Bolsa de Pesquisa Avançada do CODESRIA, Edição 2010

CODESRIA



Apelo a Candidaturas



O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África tem o prazer de anunciar a edição 2010 do seu Programa de Bolsa para a Pesquisa Avançada e convidar os universitários interessados baseados em universidades ou em centros de pesquisa africanos a submeter a sua candidatura para o efeito.



Objectivos

O Programa de Bolsas para a Pesquisa Avançada foi concebido com o objectivo de reforçar e promover uma cultura de reflexão intensiva e alargada no seio dos universitários africanos. É destinado sobretudo à jovem geração de universitários africanos pós doutorados que pretende levar a cabo uma pesquisa avançada sobre um dado aspecto da realidade social africana. Este programa é aberto a candidatos de todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Pretende-se que traga um apoio aos universitários que desejam definir novas orientações de pesquisa ou alargar os domínios de pesquisa já explorados, com o objectivo de enriquecer o nível de conhecimento sobre os diferentes aspectos das experiencias históricas e contemporâneas africanas. Os candidatos podem escolher um tema da sua preferência e especificar a metodologia a ser adoptada, pelo que durante o processo de selecção, ter-se-á em conta o carácter original e inovador das ideias apresentadas nas propostas. As bolsas serão atribuídas para um período de um ano, no final do qual os laureados deverão apresentar um relatório de 50.000 a 80.000 palavras, que, se for aceite para publicação, irá constar na série de Monografias do CODESRIA.

Para o ano 2010, o Conselho irá atribuir (10) dez bolsas no valor máximo de 8 000 USD cada uma. Todos os laureados serão convidados a tomar parte num seminário de orientação com a duração de 2 dias. O seminário faz parte integral do Programa e será custeado pelo CODESRIA, sem afectar o montante acima mencionado.



Elegibilidade

Os candidatos devem ser titulares de um doutoramento numa disciplina das ciências humanas ou sociais, concluído nos últimos cinco anos antes da data da sua candidatura e devem estar afiliados numa instituição africana de pesquisa.



Elementos a fornecer

Os candidatos devem apresentar o seguinte:

a) Proposta de Pesquisa

Uma proposta de pesquisa de 10 a 15 páginas, apresentando claramente o trabalho que pretendem realizar, a problemática que a sustenta, a pertinência do estudo em relação à literatura existente, a metodologia empregue, as implicações da abordagem metodológica sobre a pesquisa empírica a levar a cabo, bem como o resultado esperado.

A proposta de pesquisa deve ser baseada numa problemática original e inovadora pondo em evidência os aspectos epistemológicos da pesquisa e a especificidade do assunto em relação às pesquisas em curso no mesmo domínio, o que será igualmente considerado uma vantagem.



b) Plano de trabalho

Cada bolsa cobre um período de um ano, a partir da data da sua atribuição. Cada candidatura será acompanhada de um programa detalhado alargado por um período de 18 meses, a partir da data da atribuição da bolsa



c) Orçamento

Os candidatos devem apresentar um orçamento detalhado num plafond de 8 000 USD, incluindo as despesas previstas de pesquisa e de difusão. O orçamento será estruturado de acordo com o modo de pagamento do CODESRIA, isto é, 50% do montante da bolsa no acto da assinatura do contrato, depois 25% mediante a entrega de um relatório científico de etapa satisfatório, e enfim, os restantes 25% depois da entrega da versão final revista dos resultados da pesquisa. Para além das despesas de pesquisa no terreno e das despesas de aquisição do material de apoio ou das obras de consulta, recomendamos aos candidatos que incluam no quadro orçamental do estudo, os custos de participação numa eventual conferência internacional ligada ao seu domínio de pesquisa (a escolha final da conferencia será feita em colaboração com o Departamento de Bolsas e Formação do CODESRIA).

O pedido de participação nessa Conferência Internacional só será feito pelo Codesria após a recepção do primeiro draft completo do relatório final, cuja avaliação pela comunidade científica internacional pode vir a ser solicitada, com vista a uma eventual revisão



d) Cartas de recomendação

Os dossiers de candidatura devem incluir 3 cartas de recomendação redigidas por académicos com bons conhecimentos do trabalho do candidato podendo testemunhar a sua afiliação institucional. Os candidatos devem, na medida do possível, apresentar pelo menos uma carta de referência de um universitário a residir fora do seu país de origem.



e) Curriculum vitae

Cada candidato deve entregar:

- Um curriculum vitae detalhado apresentando claramente as publicações científicas, assim como as suas diferentes participações em redes e actividades de pesquisa.

- Devem-se juntar ao pedido, uma cópia de certificados obtidos seu diploma de doutoramento.



f) Cópia do Diploma de Doutoramento

Os candidatos devem juntar ao seu dossier de candidatura uma cópia do certificado de Doutoramento. O CODESRIA reserva-se o direito de verificar a data em que o candidato terminou os seus estudos para determinar a sua elegibilidade para o Programa.



Carta de Engajamento do Candidato

O candidato deve redigir uma carta de uma página, comprometendo-se a entregar um relatório científico do tamanho de uma monografia que contenha de 50 000 a 80 000 palavras. Deverá igualmente comprometer-se de maneira expressa a fazer todas as correcções propostas pelos avaliadores, seus pares e afirmar a sua compreensão pelo facto de a versão final do seu relatório ser publicado na série de Monografias do CODESRIA



Processo de Selecção

Todas as candidaturas recebidas serão analisadas por um Comité independente, composto por universitários idóneos. Os resultados da selecção serão oportunamente comunicados a todos os candidatos.



Prazo de Entrega das Candidaturas

As candidaturas devem chegar ao Codesria, até o dia 30 de Julho de 2010. Os dossiers de candidatura devem ser enviados para o seguinte endereço:



Programa de Bolsas de Pesquisa Avançada

CODESRIA

BP 3304, CP 18524,

Dakar, Senegal.

Tel: +221- 33 825 98 22/23

Fax: +221-33 824 12 89

E-Mail: advanced.fellowship@codesria.sn

Website: http://www.codesria.org