Tuesday 9 February 2010

WFP Comunicado de Imprensa

8 Fevereiro 2010

PROGRAMA MUNDIAL PARA A ALIMENTAÇÃO ANUNCIA NOVO VICE-DIRECTOR EXECUTIVO


ROMA – A Directora Executiva do Programa Mundial para a Alimentação (WFP), Josette Sheeran, anunciou hoje que Ramiro Lopes da Silva, de nacionalidade Portuguesal – um veterano com 25 anos de experiência em operações de emergência do PMA – será o novo Vice-Director Executivo para Relações Externas da agência. Recentemente, Lopes da Silva foi enviado ao Haiti para liderar a resposta urgente de emergência neste país.

"Ramiro é o modelo definitivo de lealdade e devoção, não só ao PMA mas também às Nações Unidas, e também para com as pessoas vulneráveis do mundo,” disse Sheeran. “Ele inspira a mesma lealdade e devoção no seu pessoal, onde esteja. Sua palavra vale ouro e isto é sabido a nível do PMA e pelo mundo fora.”

Actualmente, Lopes da Silva é o Chefe Adjunto de Operações e Director de Emergências do PMA, e tem actuado como Enviado Especial do PMA para a região dos Grandes Lagos. Ele substitui Staffan de Mistura, que deixará o seu posto na sequência da sua nomeação para Representante Especial do Secretário Geral da ONU no Afeganistão.

“Staffan tem sido incansável no seu trabalho para as Nações Unidas, desde que começou a servir em algumas das missões mais perigosas no mundo – do Kosovo ao Iraque e agora no Afeganistão. Todos desejamos o melhor ao Staffan no seu novo papel,” disse Sheeran.

O anúncio sobre Lopes da Silva foi feito na segunda-feira, na abertura da reunião do Conselho Executivo do PMA em Roma. Ele iniciará no seu novo posto no dia 1 de Março.

Desde que Lopes da Silva entrou no PMA em 1985 como coordenador de logística para alimentos nos Camarões, serviu como Director Nacional do PMA em Angola, foi Chefe de Logística para o PMA, Enviado Especial ao Afeganistão e Coordenador Humanitário para o Iraque. Também liderou grandes operações no Sudão, Etiópia e Paquistão.
Antes de entrar para o PMA, Lopes da Silva trabalhou para os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) de 1975 a 1983. Ele começou como Engenheiro de Manutenção de Equipamento Portuário e em 1978 foi Director-Geral dos CFM-Sul, com 17,000 trabalhadores, gerindo um orçamento de mais de US$100,000,000.

Lopes da Silva é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.