Wednesday 24 February 2010

DISCURSO DA EMBAIXADORA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA EM MAPUTO, LESLIE ROWE

II CONFERÊNCIA MOÇAMBICANA DE PEDIATRIA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE (TDM)

24 a 26 de Fevereiro de 2010

8:00 a.m.



Sua Excelência o Ministro da Saúde, Doutor Ivo Garrido.

Senhora Directora do Programa Nacional de Pediatria, Doutora Isabel Ruas.

Senhora Representante da Fundação Elizabeth Glazier, Nancy Fitch.

Distintos pediatras e especialistas da saúde

Caros convidados

Membros dos órgãos de comunicação social,



Bom dia.



Obrigada pelo convite para estar convosco hoje. É um verdadeiro privilégio para mim estar neste país, dirigindo a Embaixada dos Estados Unidos onde muitos moçambicanos e americanos trabalham lado a lado com os nossos parceiros – no governo, comunidades e organizações não-governamentais – para trazerem boa saúde e esperança para todos os moçambicanos, especialmente as crianças. Gostaria de agradecer a todos pela vossa parceria conosco e pela vossa dedicação às crianças de Moçambique.



Vivi em dez países diferentes na minha vida, e uma coisa que constatei, onde quer que eu fosse, é que as crianças são as mesmas em toda parte. Elas vêem o mundo com olhos frescos - elas riem, elas brincam e elas colocam a sua confiança nos adultos para cuidarem delas. É por essa razão que estamos hoje aqui reunidos para assegurar que os mais vulneráveis entre nós - as nossas crianças – sejam bem cuidadas.





Com um mês de mandato como Embaixadora, sinto-me honrada por estar a dirigir-me a você, profissionais de saúde em Moçambique, que dedicaram as suas vidas a cuidar de crianças moçambicanas.



Estou honrada pelo facto da nossa Missão Diplomática Americana estar a apoiar esta conferência, através do Centro dos Estados Unidos de Controlo e Prevenção de Doenças, sob a égide do nosso Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA, ou PEPFAR.



Estou orgulhosa pelo facto do Presidente Obama ter reconhecido as grandes realizações do PEPFAR ao longo dos últimos anos e ter feito um forte compromisso de aumentar a nossa assistência ao HIV/SIDA, malária e outros grandes problemas de saúde para os próximos 5 anos.



Desde o início do PEPFAR, Moçambique e Estados Unidos têm alcançado grandes progressos juntos. Só em 2009, a nossa parceria:



Forneceu Tratamento Antiretroviral (TARV) a cerca de 33,000 grávidas seropositivas;
Inscreveu cerca de 5,000 crianças adicionais no TARV; e
Testou mais de 30,000 bebés e crianças expostas ao HIV.


Estes são apenas alguns exemplos do nosso progresso. Mas ainda há muito mais trabalho a fazer em conjunto.



É relativamente fácil definir estas metas. É muito mais difícil alcançá-las. O governo dos Estados Unidos irá trabalhar com todos vocês, nossos parceiros, na expansão e fortalecimento das ligações entre os nossos programas do PEPFAR e aqueles com foco em outros desafios como a malária, tuberculose, nutrição e água potável.



Em Moçambique, os Estados Unidos trabalham lado a lado convosco em muitos desses programas para melhorar a saúde das crianças.



A nossa Iniciativa do Presidente dos Estados Unidos para a Malária centra-se na prevenção da malária – a principal causa de morte das crianças de Moçambique.
A nossa Corporação do Desafio do Milénio comprometeu mais de 200 milhões de dólares para projectos de melhoramento da água e saneamento aqui.
E vários programas das agências do governo dos Estados Unidos estão focalizados na saúde e educação da rapariga e da mulher, das quais depende o destino de tantas das crianças de Moçambique.


A Missão Diplomática Americana trabalha em estreita colaboração com os nossos parceiros internacionais de desenvolvimento . E, mais importante, nós fazemos isto com todos os nossos parceiros moçambicanos.



O governo dos Estados Unidos está a transferir cada vez mais a liderança dos programas para as pessoas que melhor conhecem Moçambique: os Moçambicanos. Estamos orgulhosos de sermos vossos parceiros neste esforço para ajudar as crianças a tornarem-se mais saudáveis a cada dia.



Obrigada a todos pelo trabalho importante que têm feito e que continuarão a fazer em prol das crianças de Moçambique e outras crianças no mundo. Desejo-vos uma conferência de muito sucesso, nesta semana.