Friday 19 February 2010

Descoberto gás no Rovuma – anuncia em Nampula a Ministra dos Recursos Minerais




FOI descoberto na bacia do rio Rovuma, na zona marítima da região de Mocímboa da Praia, no norte do país, uma reserva de gás natural, cujas quantidades ainda estão por determinar. A perfuração até agora feita indica uma formação de 147 metros de espessura, a uma profundidade de 3600 metros. Este facto foi ontem tornado público na cidade de Nampula pela Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.Maputo, Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2010:: Notícias


Trata-se do primeiro dos três furos que vão ser abertos na zona marítima da bacia do Rovuma, dos quais se esperam resultados positivos em razão da grande prospectividade da área. Espera-se que os trabalhos de perfuração atinjam a profundidade projectada de 5500 metros.

O conhecimento da existência deste hidrocarboneto resulta dos trabalhos de prospecção e pesquisa de gás e petróleo naquela região do país, liderados pelo consórcio norte americano Anadarko, que desde 2006 despendeu cerca 250 milhões de dólares americanos nestas operações.

“Esta é uma descoberta técnica e até que se faça uma descoberta comercial, o que levará pelo menos dois anos, serão ainda feitos este ano dois a quatro furos nas imediações deste que já foi realizado. Os indicadores desta descoberta são positivos, mas é preciso fazer uma avaliação, sobretudo é necessário sublinhar que este é mais um ganho para os moçambicanos que conhecem mais um recurso de que o seu país dispõe”, anotou.

Segundo Esperança Bias, caso haja uma descoberta comercial, o Governo está preparado para o destino a dar a este hidrocarboneto, cuja prioridade estará virada para o mercado nacional e, posteriormente, para a exportação.

Sublinhou que para valorizar este recurso é preciso continuar a trabalhar noutras frentes porque, segundo justificou, mesmo que a descoberta comercial venha a acontecer dentro de um a dois anos, não se deve cruzar os braços, porquanto este recurso somente vem acrescentar valor a outros tantos disponíveis no país, sobretudo no turismo, agricultura e mesmo na área mineira.

Reconheceu que em termos financeiros o Governo ainda não desembolsou nenhum valor para os trabalhos de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, não obstante a participação da ENH, que detém 15 porcento de acções e somente irá desembolsar fundos quando se passar à fase de implementação física do projecto.