Tuesday 19 January 2010

De volta a Academia!

Depois da quadra festiva passada efusiva e familiarmente na cidade de Quelimane, volto aos afazeres academicos! Desta feita escalarei Londres, Manchester, Liverpool, Sussex e Norwich num periplo meramente academico que tera a duracao de mais ou menos tres semanas!

Darei noticias. Foi interessante sentir o pulsar do pais real. Viajar de carro de Maputo a Quelimane e vice-versa foi uma oportunidade unica de interagir com os 'que nao tem voz'! Foi possivel notar a crescente militarizacao do pais! Viajar pela Estrada Nacional numero e ao mesmo tempo um prazer e um martirio! A estrada tem verdadeiras pistas de viaccao, mas tambem tem autenticos corredores da morte! Os trocos Chidenguele-Chissibuca, Vilanculos-Govuro, Chimuara-Zero e claro as ruas da cidade de Quelimane, sem excepcao sao os mais problematicos. E mais o troco Gorongosa-Caia apesar de ter sido reabilitado de raiz ha menos de 4 anos, apresenta em certas zonas, buracos de nao menos de meio metro de profundidade, o que denota uma deficiente manutencao! Contemplar o marejar das ondas de Zalala e Supinho foi uma maravilha! Absorver a infinita imensidao da praia de zalala, contemplar o infinito, confirmar a redondeza do planeta terra atraves do horizonte e uma experiencia impar! Apesar de abandonada, a praia de zalala e Supinho continuam a esconder seus segredos e terapias para quem tem uma vida agitada e cheia de stress! Revisitar e reviver Zalala foi um prazer terapeutico incomparavel!

A deficiente e quica falta de sinalizacao na maior parte da estrada nacional numero um faz com que esta via nacional que deveria ser o orgulho de todo e qualquer mocambicano um autentico convite a morte!

oxala a Administracao Nacional de Estradas, o Institutio Nacional de viacao e o Ministerio das Obras publicas e habitacao e o dos Transportes e Comunicacoes priorizem a sinalizacao daquela que e a unica via que liga o Sul ao Centro e Norte do pais! Aquela que e a via da Unidade Nacional!

Oxala o discurso de Guebuza centrado na unidade nacional nao tenha sido para ingles ver!

Um abraco patriotico a partir do OR Tambo Airport em Johannesburg!

MA

2 comments:

Anonymous said...

Optimo (...) E deste lado nos estaremos sempre atentos! Almejando um Mocambique cada vez melhor!

Ate breve Distinto MA!!!...

Fraterno abraco de Fijamo e dos sem voz - Quelimane

the messenger said...

Tive a mesma experiencia quando viajei de Maputo pra a cidade da Beira! Depois de 23 anos voltei a Mocambique e encontrei um Pais que ainda vive as consequencias de muitos anos de guerra civil!