Thursday 28 January 2010

COMUNICADO DE IMPRENSA

Chegada da Embaixadora dos Estados Unidos da América Leslie Rowe

A Embaixada dos Estados Unidos da América tem o prazer de informar que a Embaixadora Leslie Rowe chegou hoje, dia 28 de Janeiro de 2010, a Maputo. À sua chegada, a Embaixadora Rowe declarou, “Estou feliz em estar neste belo país pela primeira vez, e poder representar o governo dos Estados Unidos e trabalhar com o povo e governo Moçambicano nos próximos anos”. A Embaixadora Rowe aguarda a sua acreditação pelo governo Moçambicano.

DADOS BIOGRÁFICOS

Leslie Rowe foi anteriormente Embaixadora dos E.U.A. na Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Vanuatu de Setembro de 2006 a Julho de 2009. Ocupou anteriormente o cargo de Ministra-Conselheira na Embaixada dos E.U.A. em Nairobi, Quénia, a maior Embaixada dos E.U.A. na África Subsaariana.

A Sra. Rowe ingressou no Corpo Diplomático em 1983, sendo membro sénior do mesmo. As suas anteriores posições incluem: Cônsul-Geral em Banguecoque, Tailândia; Cônsul-Geral em Lisboa, Portugal; Directora do Gabinete de Assuntos da Criança e Chefe do Departamento do Chile, no Departamento de Estado; Chefe do Consulado dos E.U.A. no Recife, Brasil. Serviu ainda em São José, Costa Rica e em São Paulo, Brasil.

A Sr. Rowe é proveniente do Estado de Washington. Licenciou-se pela Universidade do Estado de Washington, tem um Mestrado da Escola Fletcher de Lei e Diplomacia e um Mestrado em Educação pela Universidade Northeastern. Certificou-se ainda pela Sorbonne em Paris, França, e foi professora pelo programa Fulbright na Alemanha. Antes do seu ingresso no Corpo Diplomático, a Sra. Rowe serviu como Directora no Gabinete Internacional da Universidade Tufts. Foi ainda professora de línguas estrangeiras ao nível da escola secundária.

A Sra. Rowe fala Português, Francês e Espanhol. É casada com Theodore Dieffenbacher, com quem tem três filhos.


Maputo, 28 de Janeiro de 2010.

No comments: