Friday 29 January 2010

Chuvas em Maputo : Município intervém nos bairros mais críticos




O CONSELHO Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) está deste ontem a fazer bombagem das águas pluviais que inundaram os bairros da Maxaquene, Polana- Caniço e Mafalala, em consequência das chuvas que caíram na passada quarta-feira. Entretanto, trinta famílias passaram a noite de ontem em instalações provisórias e sob cuidado do município, depois que as suas residências ficaram completamente inundadas pelas águas das chuvas.

Maputo, Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010:: Notícias
Outras 170 famílias, conforme o vereador de Infra-Estruturas do CMCM, Mário Macaringue, estão em situações difíceis, mas recusam-se a abandonar as suas residências.

Segundo informações do CMCM, mais de 80 famílias foram abrigadas em escolas na noite de quarta-feira, porque as suas residências ficaram igualmente inundadas pelas águas das chuvas que fustigaram a capital moçambicana.

“Neste momento estamos a fazer um trabalho de levantamento dos danos causados pelas chuvas e junto com o Governo vamos ajudar as famílias”, disse Mário Macaringue, acrescentando que “estamos a trabalhar com a Saúde para fazer tratamento da água de modo a evitarmos a eclosão de doenças”.

No bairro de Inhagóia, segundo Mário Macaringue, o levantamento feito pela edilidade aponta para 70 o número de famílias que serão acolhidas numa escola, enquanto que na Costa do Sol 19 famílias pernoitaram numa outra também identificada para o efeito.

A edilidade, segundo a fonte, trabalha com as vereações de diferentes áreas de jurisdição na identificação de soluções apropriadas, como a concessão de auxílio logístico para as famílias que não têm nem mantas e muito menos alimentação.

Ainda no bairro da Costa do Sol, o levantamento feito pela edilidade indica que 41 moradias estão em situação de alto risco, daí que as respectivas famílias têm de ser retiradas para lugares seguros.

Entretanto, Mário Macaringue afirmou que têm havido obstáculos no trabalho que o município está a desenvolver, porque há famílias que se recusam a abandonar as suas casas sob pretexto de que as chuvas já passaram.

Ainda na tarde de ontem, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, e a Governadora da capital do país, Lucília Hama, visitaram o Distrito Número Quatro (DN4), para se inteirarem dos danos causados pelas chuvas.

Entretanto, a Direcção de Saúde da Cidade de Maputo alerta aos residentes da capital e à sociedade em geral para observarem permanentemente as medidas básicas de higiene, de modo a evitar a eclosão de doenças como cólera, malária, entre outras causadas pela acumulação das águas.

No comments: