Tuesday 15 December 2009

Samuelson, o Nobel que falava a lingua do povo, (des)elitizando a economia!!


Ouvi pela primeira vez o nome Samuelson, numa das primeiras aulas de economia que tive, no longiquo mas saudoso 1989! Fazia eu a cadeira de Introducao a Economia, leccionada pelo famoso e inesquecivel professor Salomao Munguambe, por sinal primeiro ministro das Financas na jovem Republica de Mocambique! Confesso que naquela altura, apesar de ter achado o livro de Samuelson interessante e util, nao imaginava quao importante seria para a minha vida academica. Do tempo, guardo apenas a lembranca de ter sido Samuelson o culpado do quatro, com que fiz a enigmatica cadeira! Na altura as notas variavam de zero a cinco!

Devo confessar que foi com o fogoso e saudoso Ruy Baltazar, na sua cadeira 'Desenvolvimento Economico', ja no terceiro ano, que comecei a deliciar-me no verdadeiro sntido da palavra, com as maravilhas contidas no 'Economia' de Samuelson. Ate ai, so tinha acesso ao Economia na biblioteca, pois nao so nao tinha recursos para adquiri-lo, como a obra escasseava no mercado mocambicano. Estavamos ainda na fase de transicao da economia planificada para a de mercado e alguns docentes olhavam com desdem para obras ocidentais, preferindo o Das Kapital, e outras obras dos tios Engels e Marx!

Recordo-me como se fosse ontem o dia em que tive o privilegio de comprar o livro! Foi em 1993, na livraria da Universidade do Zimbabwe! Estava em ingles! Nao imaginam a emocao! So comparavel ao primeiro coito! Passei a noite toda a devorar o livro!Na manha seguinte meus colegas fartaram-se de rir quando lhes contei a razao porque sonecava! Ainda guardo a minha primeira copia do 'Economy' na minha biblioteca! Com ela percorri variso milhares de quilometros pelo mundo fora, tornando-se na minha companhia preferivel!! E espero poder conserva-la ate ao fim dos meu dias e porque nao passa-la para meus filhos, netos e bisnetos,para que nao se esquecam nunca das licoes e da humildade do velho Nobel, Paul Samuelson!


Lembro-me, de uma namorada ciumenta, que tentou inutilizar a obra, ... porque lhe roubava a minha companhia! .... Mas isso e outra estoria! Para um posivel 'Memorias de um cretino'!

A familia enlutada aqui ficam os meus pesames!

Oxala que meus estudantes se lembrem de dedicar um minuto de silencio a este genio que falava a lingua do povo, tranformando a ciencia economica numa diciplina inteligivel ao homem da rua!
Descanse em paz, velho amigo! MA

No comments: