Tuesday 8 December 2009

C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A

Inauguração do Hospital Central de Nampula e do Anexo de Saúde Materno-Infantil no Centro de Saúde 25 de Junho


A Embaixada dos Estados Unidos da América tem o prazer de informar que o Governador da província de Nampula, Sr. Felismino Ernesto Tocoli, e o Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América, Sr. Todd Chapman, vão proceder no dia 10 de Dezembro de 2009 à abertura oficial do Hospital Central de Nampula e do Anexo de Saúde Materno-Infantil no Centro de Saúde 25 de Setembro, na cidade de Nampula.

O Hospital Central de Nampula será inaugurado as 15:00 e o Anexo de Saúde Materno-Infantil as 15:50 horas. O apoio financeiro para a reabilitação das duas infraestruturas foi de cerca de 1 milhão de dólares (USD 1 000 000). Os dois empreendimentos foram financiados com fundos do Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através da Columbia University’s International Center for AIDS Care and Treatment Programs (ICAP).

As instalações reabilitadas do Hospital incluem uma área de atendimento, recepção, gabinete de registo, gabinetes de consulta, farmácia, e laborátorio. O Centro de Saúde 25 de Setembro inclui 12 novas gabinetes de consulta, 6 casas de banho e gabinetes de aconselhamento em grupo.



Desde que foi lançado em 2003, o PEPFAR já disponibilizou cerca de 19 biliões de dólares norte-americanos, incluindo cerca de 600 milhões de dólares a Moçambique. Em parceria com o Governo de Moçambique, o PEPFAR vai apoiar os programas de alívio do HIV/SIDA no valor de 1 bilião de dólares até 2013. O PEPFAR em Moçambique actua nas áreas de prevenção, tratamento, cuidados de saúde e na capacitação institucional e é implementado por 5 agências do governo norte-americano – Departamento do Estado, Departamento da Defesa, Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), e o Corpo da Paz dos EUA.

Participam também nas duas cerimónias o Director Provincial de Saúde, Dr. Flávio Wate, a Dra. Lisa Nelson, Directora do CDC, e o Dr. Josué Lima, Director do ICAP.



Maputo, 09 de Dezembro de 2009




EMBAIXADA DOS E.U.A. - SECÇÃO DE IMPRENSA E CULTURA - Av. Mao Tsé Tung, 542 - Maputo, Moçambique

Tel: 258 (21) 49 19 16 - Fax: 258 (21) 49 19 18 - E-mail: Maputoirc@state.gov - Homepage: maputo.usembassy.gov

No comments: