Thursday 5 November 2009

A Opinião do Diario da Zambezia

Editorial
Guebuza é presidente de 30% de Zambezianos?
O processo eleitoral, concretamente o dia da votação já se foi. Agora ficaram as contagens dos votos e anúncio dos resultados parciais, para depois serem divulgados também pela Comissão Nacional de Eleições, que por seu turno vai submeter ao Conselho Constitucional para fechar com as “sete chaves” e dizer sim, Armando
Guebuza e seu partido Frelimo foram eleitos justamente, livremente e transparentemente pelos eletores moçambicanos e da diáspora.
OK, nada se pode fazer depois do CC dizer e claro que vai dizer sim, há vencedores.
Mas se formos ao fundo das coisas veremos que esta coisa de justas e transparente, então pode ser só dita de boca para fora, como se propala por ai. Há tanta coisa que se viu nestas eleições, pelomenos ao nível da Zambézia, em que só para dar alguns exemplos, em Pebane, os eleitores voratam mais tarde com alegações de que o helicóptero que trazia os Kits chegou tarde por falta de combustível. Em Quelimane, gente ia a assembleia de voto, não encontrava nos cadernos os seus nomes, outros ainda, com cartões não mãos, mas não tinham assembleia onde votar, jornalistas impedidos de trabalhar, etc, etc. Enfim é tanta coisa que não cabe aqui. Mas
isto tudo os órgãos eleitorais sabem que aconteceu, mas como alegam que um ou dois eleitores não perturbam o processo todo, quem semos nós. Mas a verdade é essa.
Agora, se de facto Armando Guebuza é presidente da República de Moçambique para os próximos cinco anos, pelomenos na Zambézia, por sinal segundo maior círculo eleitoral, com cerca de 1.770.910 eleitores inscritos e com quarenta e cinco assentos na Assembleia da República (AR), este não poderá sorrir de glória.
Porque apenas 30 % é que o votaram, deixando assim muitas dúvidas.
Destes importa salientar que, 10.21% foram nas cabines de voto e voltaram com os boletins em branco, em termos matemáticos, temos 60.491 votos em branco. E mais, foram encontrados 33.442 votos nulos, equivalentes a 5.64 %. Isto só nas presidenciais.
E vamos lá ver quantos votaram na Frelimo. Soubemos junto dos orgaos eleitorais que num universo de 602.807 eleitores que votaram, equivalente a 34.04 %, o partido no poder, foi votado com cerca de 278.908 votos, quer em termos percentuais, isto dá 54.44% de votos.
Se formos mais longe, vamos perceber que mais de 1.168.023 votos, equivalentes a 65.96% foram nulos.
Estes números aqui apresentados não podem deixar alguém como Guebuza e seu partido sossegados. Mais anos ou menos, poderão ser relegados outra vez a “lata” de lixo, porque isto demostra claramente que os zambezianos nem sequer se importam com o actual regime.
Não é so isso, é que a Luisa Diogo, como chefe da brigada que coordenava a equipa toda da Frelimo, permaneceu na Zambézia, todo este tempo, ao invés de se dedicar a educação cívica do eleitorado, paenas singia-se em dizer que “a oposição é sempre oposição, não fazem nada, nós é que fizemos e faremos” e muito “bla-bla” por ai. E agora já viu, quantos são elegeram Guebuza? Apenas 30% dos zambezianos. Será que pode-se alegrar com isso? Com tanta coisa que andou aqui, como uso dos meios do estado, tal como viaturas, motorizadas, residências, etc, conseguiram convencer so 30% dos zambezianos? Quando olhamos por estes números, até já imaginamos que estes que voatam na Frelimo, são funcionários, neste caso maior parte deles professores e aqueles que receberam os vulgos Sete milhões que ainda não reembolsaram. E como tem medo, os que faziam campanha diziam que votem em nós porque o próximo governo vai vos prender por causa deste dinheiro. Mesmo assim, são poucos, camaradas.
Enfim, concluimos que Armando Emilio Guebuza é presidente de 30% dos Zambezianos, mais nada.

No comments: