Wednesday 11 November 2009

Abstenções acima de 50% em 12 distritos de Nampula

Quarta, 11 Novembro 2009 21:10 Sérgio Banze e Alexandre Matavele

Nampula registou elevados índices de abstenção

De acordo com dados preliminares publicados pelo CIP, o distrito de Angoche é o campeão das abstenções, com 96.562 eleitores que não se fizeram às urnas, contra um total de votantes de 29.391. Esses dados revelam que o número de cidadãos que votaram é duas vezes inferior ao dos que se abstiveram.

Abstenções acima da metade de eleitores registaram-se, igualmente, nos distritos de Eráti, Monapo, Moma, Mogovolas, Nampula-Rapale, Ribáuè, Nacala-Porto, Memba, Mecubúri, Nacarrôa e Mongicual. Dentre estes distritos, Mogovolas, Moma, Eráti, Monapo e Angoche contam com os maiores números de eleitores inscritos.

Estes números foram calculados com base na análise da realidade encontrada em 16 distritos dos 21 que compõem aquele círculo eleitoral, e não contemplam os resultados dos distritos de Lalaua, Malema, Mossuril, Muecate e Murrupula.

DO FORTE AOS FRACOS
Em todos os distritos de Nampula, o comportamento de voto obedece à mesma ordem: Armando Guebuza, em primeiro lugar; Afonso Dhlakama, na segunda posição; e, na cauda, está o candidato presidencial do MDM, Daviz Simango.

Assim, Armando Guebuza encontra-se no topo, com 63.66% dos votos, seguido do líder da “perdiz” com, 6.12% e, finalmente, o dono do “galo” não foi para além de 5.21% de votos presidenciais.

VOTO "URBANO" DECIDIU SUCESSO DE GUEBUZA
Os votos “urbanos” das principais autarquias do círculo eleitoral de Nampula, nomeadamente, cidade de Nampula, Ribáuè , Angoche, Ilha de Moçambique e Nacala-porto apresentam maior preferência pelo candidato presidencial da Frelimo.

O município de Nacala-Porto, apesar de apresentar 45.668 de abstenções, dos 42.147 votos registados, Armando Guebuza obteve 23.027 votos (acima da metade), o que representa 54,63%.

No município de Angoche, dos 29.391 votos nas urnas, Guebuza arrecadou 19.654 (66,87%) e os remanescentes (cerca de 10 mil) estão divididos entre os outros candidatos presidenciais, para além dos votos nulos e brancos. Os mesmos cenários registam-se em Ribáuè e Ilha de Moçambique.

No comments: