Thursday, 1 October 2009

Município de Alto Molócuè

Edilidade constrói terminal de transportes
Neste momento, as receitas do imposto autárquico rondam pouco mais de cem mil meticais/mês, segundo o presidente do município


O município do Alto Molócuè, na província central da Zambézia, em parceria com a construtora CMC África Austral, SARL, está empenhado na construção de uma terminal de transportes de pessoas e cargas, numa área de pouco mais de sete mil e duzentos metros quadrados, com vista a reduzir o nível de enchentes que se regista à entrada daquela vila.
De acordo com Sertório Fernando, edil do Alto Molócuè, que avançou a informação em exclusivo ao Canalmoz, a iniciativa está inserida nos esforços da edilidade, tendentes à construção de uma nova imagem para aquele que é um dos mais recentes municípios do país.
O nosso interlocutor avançou, igualmente, que, com a construção da referida terminal, espera-se reduzir o movimento desusado que se regista na entrada da vila, por um lado; e por outro, reduzir o índice de acidentes de viação que se tem vindo a registar no local.
As obras já em curso, segundo constatou a reportagem do Canalmoz, vão compreender a construção de um muro de vedação, sanitários públicos, uma zona reservada a serviços básicos, estacionamento de viaturas, entre outras necessidades.
A fonte que temos vindo a citar falou, igualmente, dos ganhos e realizações da edilidade que dirige, durante os primeiros seis meses dos cinco anos que vai mandar naquela autarquia, tendo destacado a reabilitação, em curso, de três vias de acesso nos bairros circunvizinhos da vila, orçado num valor estimado em dois mil oitocentos e cinquenta mil meticais, através do fundo de estradas, numa extensão de seis quilómetros.
No mesmo período, segundo o edil Seritório, foi adquirido um carro basculante para a recolha de lixo e melhoramento das vias de acesso, um tractor, oferecido pela edilidade de Mocuba e ainda um carro funerário.
Para além desta realizações, está em curso no município do Alto Molócuè, a construção de um posto de saúde no bairro central, próximo do rio Molócuè, em parceria com a empresa de construção CETA. Esta até à nossa visita à edilidade, havia comparticipado com uma média de quarenta mil meticais.
Mais adiante, a nossa fonte louvou o papel que tem sido desempenhado pelos munícipes locais. Diz que sabem contribuir par o desenvolvimento da vila, sobretudo na abertura e melhoramento das vias de acesso.
Água
O edil Sertório Fernando apontou que, neste momento, o grande problema se centra no abastecimento de água aos munícipes da vila que dirige. Avançou estarem em curso negociações para a reabilitação do Pequeno Sistema de Abastecimento de Água, PSAA, na vila do Alto Molócuè, e refere que ao que tudo indica, parece haver já uma luz verde no fundo do túnel.
Enquanto não chegam financiadores, para que seja ultrapassado o problema, a edilidade encontrou uma alternativa local. Trata-se da construção de poços tradicionais, num modelo convencional, consistindo em poços argamassados no seu interior.
Seritório Fernando, disse que o fenómeno de abastecimento de água constitui o tira sono da edilidade.
Receitas
Num outro desenvolvimento, o presidente do município da Vila de Alto Molócuè, Sertório Fernando, comentou que o processo de colecta de receitas está a crescer cada vez mais, porque, “os munícipes já percebem que devem contribuir com algo no desenvolvimento da vila” e, neste caso, através do pagamento de impostos.
No primeiro mês de governação, a edilidade colectou uma média de 64 mil meticais, no segundo a fasquia chegou aos 94, tendo no terceiro mês subido para além dos cem mil meticais e, espera-se que até ao fim do presente ano, a média seja dos cento e cinquenta mil meticais.
In: Canalmoz

No comments: