Monday 31 August 2009

TIROTEIO EM MILANGE?

Fontes no terreno (Milange) afiancaram-nos que houve um tiroteio em Milange, ontem, Segunda feira, local onde se encontra em visita de trabalhos o candidato as presidenciais pelo Partido Renamo, Afonso Dhlakama. Alegadamente jovens pertencentes ao Partido Frelimo confrontaram a comitiva da Renamo e esta ripostou com fogo.

O nosso interlocutor afirmou que foram disparadas quatro balas, enquanto que uma fonte que pediu o anonimato afirma que houve 22 feridos, dos quais 18 feridos graves e 4 gravissimos. Uma terceira fonte alega que registaram-se 7 feridos, dos quais 6 receberam alta, estando 1 de baixa no hospital distrital de Milange (Numeros por confirmar de fonte independente). Segundo a mesma fonte, o res do chao da Sede distrital do Partido Frelimo ficou destruida/com vidro partidos incluindo algumas viaturas e motos!

Esta manha soubemos que a vila de Milange esta calma e que o Comandante Provincial da PRM, Manuel Zandamela deslocou-se a Milange! Entretanto, o Partido Frelimo na Zambezia convocou uma conferencia de imprensa para reagir ao desenrolar dos eventos em Milange.

Aguardamos mais pormenores do nosso correspondente no local!

Aqui fica uma vez mais o nosso apelo as forcas envolvidas na campanha eleitoral para assinem um codigo de conduta eleitoral que evite provocacoes, bem como o uso da violencia.

E tempo de todas as forcas vivas da sociedade de se pronunciarem enquanto e cedo para evitar o pior! Evitar o deflagrar de eleicoes violentas e tarefa de todos nos: cidadaos, politicos, sociedade civil, imprensa, igrejas, empresarios. Porque nao uma marcha da sociedade civil a exigir eleicoes pacificas, livres, e transparentes?

Digamos nao as provocacoes e NAO a violencia!

Queremos eleicoes gerais, justas, transparentes e limpas!

Nao nos levem a guerra de novo! 26 anos de guerra (10 pela independencia e 16 pela democracia) em 50 anos e muito para um povo! E sabe-se que quando a guerra inicia quem sofre e o povo!

Neste caso concreto ate prova em contrario, condenamos ambas as partes, o Partido Frelimo e o Partido Renamo!

Somos pela constituicao de uma comissao de investigacao independente para apurar as responsabilidades de cada parte envolvida neste incidente!

Construamos Mocambique em paz! Nao destruamos o nosso querido pais, uma vez mais!!

Um abraco,
MA

1 comment:

Reflectindo said...

A sociedade civil e a Comunidade internacional tem que dar aviso à Frelimo e Renamo. Uma manifestacão contra a violência e intolerância política em Maputo devia ser antecedida do início da campanha eleitoral. Os 3 candidatos presidenciais devem ser chamados a responsabilidade dos actos dos seus militantes e simpatizantes.