Wednesday 19 August 2009

A Opiniao de JJM

Caro Lavieque (não sei se posso tratá-lo assim?);
Gostei muito da sua apreciação (auto)crítica e penso que esta é uma das coisas que falta no debate actual. E dos pontos que levanta destaco um trecho:
"temos uma transição adiada, temos problemas ainda sob incubação, não temos testemunho fidedigno." No meu entender este é um dos principais aspectos que nos leva à uma tentativa de reescrever a história ou construir uma visão de país de forma um tanto quanto atabalhoada, como o fazemos agora. A divisão do País entre lambe-botistas e apóstolos da desgraça, no meu modesto entender simplista e de péssimo gosto, está por detrás dessa transição inacabada; essa falta de continuidade na nossa história e, sobretudo a falta de passagem de testemunho de uma geração à outra, de uma elite ou grupo dominante a outro.
E esta descontinuidade cria algumas injustiças. Por exemplo, porque temos que execrar tanto o nosso passado socialista? Será que não teve uma grande contribuição na construção deste País, apesar de alguns erros e aspectos negativos? Porque, como alguns colegas já levantaram, é complicado alguém se posicionar incondicionalmente Frelimista ou pró-guebuza e alguém fazer uma crítica frontal a algo que acha errado na governação deste país? Quando é que ser membro e militante de um partido passou a ser um desvio condenável e que democracia é essa que não aceita a crítica e a diferença?
Acho que não é só a sua geração que precisa pagar dívidas para com as gerações vindouras ou com o país. Nós todos é que precisamos nos reconciliar com a nossa história, com a nossa essência de um país formalmente democrático mas feito de pessoas com pensamento marcadamente autocrático e de nos libertarmos das amarras que nos impusemos a nós próprios e que nos impedem de ver quem somos na realidade.
Por mim, devíamos ter um país que quem quiser elogiar, bajular ou seja lá o que for as suas referências políticas (figuras ou partido) o possa fazer sem que os outros paguem a factura e que quem quiser criticar o faça sem achar que os outros devem alçá-lo à uma torre de marfim porque tem uma visão melhor que outros.
Companheiros: não nos iludamos, só se faz democracia com democratas.Quantos de nós têm um verdadeiro espírito democrata?
Abraço a todos
JJM

No comments: