Monday 17 August 2009

Num investimento de um milhão de dólares: Zalala terá hotel de quatro estrelas

UM milhão de dólares norte-americanos está a ser investido na construção de um hotel de quatro estrelas na Praia de Zalala, no distrito de Nicoadala, na província da Zambézia, No que será o primeiro hotel a ser construído na Praia de Zalala, uma zona turística com bastante espaço disponível à espera de investimento para explorar as potencialidades turísticas que continuam ainda adormecidas. O projecto, designado Zalala Beach Resort, terá capacidade de sessenta quartos, o que corresponde a cento e vinte camas, serviços de restauração, sala de conferências e parqueamento.Maputo, Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2009:: Notícias
A directora provincial de Turismo na Zambézia, Maria de Fátima Romero, disse à nossa Reportagem que o Zalala Beach Resort é o maior investimento feito este ano na província e metade dos quartos estarão prontos dentro dos próximos quatro meses. Segundo Romero, o investimento é misto, ou seja, moçambicano e estrangeiro, e a sua concretização poderá provocar outros atractivos para a praia de Zalala.

A fonte não adiantou o número de postos de emprego a ser criados com a construção do hotel, mas afirmou que está assegurado que cidadãos moçambicanos poderão trabalhar nele, bastando estarem qualificados para as exigências. De acordo com Maria de Fátima Romero, estão em curso outros projectos que poderão dinamizar o turismo na provincia da Zambézia, nomeadamente a construção de um hotel na vila-sede distrital de Alto/ Molócuè, reabilitação da Reserva Nacional de Gilé, construção de estâncias turísticas em Pebane, entre outros.

O sector está a crescer em termos de construção de unidades hoteleiras e similares, mas a qualidade de serviço prestado ainda deixa muito a desejar. A fonte referiu-se à formação do pessoal que trabalha no ramo sublinhando que é extremamente fundamental para elevar o nível de qualidade dos serviços. Vai daí que o sector que dirige está a fazer um levantamento para apurar o número real de trabalhadores e as necessidades de trabalho. “Hoje podemos ir a um restaurante encontrar um trabalhador e no dia seguinte já não está lá; o que é que se passa?”, questionou a fonte, para depois reconhecer que para além desses despedimentos sem justa causa há outros factores que contribuem para os patrões tomarem medidas nomeadamente, infracções às normas da casa.

Para além disso, a fonte referiu que a forma como o pessoal tem sido recrutado para trabalhar não observa o critério da vocação e cortesia no atendimento que são pequenos detalhes, mas que podem contribuir negativamente para uma imagem pálida que os turistas levam no regresso ou para não voltarem outra vez à mesma casa.

Entretanto, outras informações disponíveis indicam que a proposta orçamental do II Festival de Zalala é de dois milhões de meticais. O Governo terá de mobilizar os recursos junto dos seus parceiros tradicionais para viabilizar o evento que começa a entrar para o calendário de datas festivas dos zambezianos.

Uma comissão já está a trabalhar para a definição da melhor data para a realização do festival. No ano passado, o evento teve lugar nos dias 18 a 19 de Outubro e movimentou mais de 12 mil pessoas de todo o país.

Além disso, o Governo provincial da Zambézia já criou uma comissão para fazer uma inventariação da praia de Zalala com vista a desenhar um plano mais consentâneo para o desenvolvimento da região.

JOCAS ACHAR

1 comment:

Linette said...

Finalmente se recordaram da grande Provincia.
L.O