Wednesday 15 July 2009

Zambézia já não é bastião da Renamo


- considera deputado Pedro Vírgula

O DEPUTADO da bancada parlamentar da Frelimo pelo círculo eleitoral da Zambézia Pedro Vírgula disse há dias que aquela província do centro do país já não é mais bastião da Renamo, pois o partido no poder tomou o leme dos seus destinos.\

Falando num encontro com jovens no distrito de Mocuba, durante o processo de eleições internas do partido Frelimo, no qual foi eleito candidato a deputado da Assembleia da República para o próximo mandato, Pedro Vírgula disse que as eleições autárquicas do ano passado mostraram, claramente e sem margem para dúvidas, que o partido no poder comanda a província da Zambézia, onde, por exemplo, obteve quase 100 por cento de votos no município de Milange, contra um assento da “perdiz”.

Aquele parlamentar explicou aos jovens presentes na circunstância que o que aconteceu na província da Zambézia durante a guerra de desestabilização é que a Renamo destruiu tudo, apontando as grandes unidades industriais como a Caju Namacurra, Boror Macuse, Capel Liomor Guruè, Têxtil de Mocuba, Açucareira de Luabo, Companhia de Sisal de Namacurra, entre outras importantes fábricas que garantiam o emprego e o sustento de milhares de famílias.

Acrescentou que a guerra de desestabilização movida pela Renamo com suporte dos “inimigos da nossa independência” foi cruel e destruiu o tecido social dos moçambicanos, remetendo-os à pobreza.

“A guerra foi tão cruel que o povo começou a perder a esperança. Com o medo de retorno à guerra, algumas pessoas votavam na Renamo. Isso é o mesmo que alguém que oferece tudo o que tem a um ladrão com o medo de ser morto. Não significa que aquela pessoa o faz de coração. Hoje, a situação é completamente diferente. A Renamo já não tem hipóteses. A Frelimo é que fez, a Frelimo é que faz e a Frelimo é que fará”, disse.

Pedro Vírgula afirmou que em 17 anos de paz, a Frelimo reconstruiu muitas infra-estruturas que foram destruídas pela Renamo. Hoje todas as estradas são transitáveis, a rede escolar foi alargada a todos os distritos e muitas crianças têm a possibilidade de estudar. Em todos os distritos existem estabelecimentos de ensino secundário e o Ensino Superior foi implantado na província.

O parlamentar disse aos jovens que na Assembleia da República a Renamo nunca votou nenhum dispositivo para pôr o país a avançar, como são os casos do Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado.

Na mesma ocasião, Pedro Vírgula apelou aos jovens a aderirem ao recenseamento eleitoral como condição para poderem exercer o seu direito de voto nas eleições de 28 de Outubro próximo.
Maputo, Quinta-Feira, 16 de Julho de 2009. Notícias

No comments: