Tuesday 21 July 2009

Nome de Guebuza gera polémica

Savana - País
Escrito por Webmaster
Sexta, 03 Julho 2009 20:11

Página 1 de 4
Conhecida por Ponte da Unidade durante a sua construção, a majestosa infra-estrutura que liga o Centro e o Norte de Moçambique, através das margens de Caia (Sofala) e Chimauara (Zambézia), deverá chamar-se Ponte Armando Guebuza. Isso a partir de 1 de Agosto, data da inauguração.

A informação foi tornada pública esta quarta-feira, na Beira, pelo ministro das Obras Públicas e Habitação. Felício Zacarias justificou a decisão alegando que o actual Chefe do Estado demonstrou grande empenho no desenvolvimento do país, sobretudo no sector das estradas.
“Achamos que é mérito atribuir o seu nome”, disse o titular das Obras Públicas e Habitação, quando questionado sobre os critérios usados na atribuição do nome do actual Presidente da República a ponte sobre o rio Zambeze.


A inauguração da ponte estava inicialmente marcada para 10 de Julho, tendo sido adiada para 1 de Agosto. O adiamento, tal como explicou Felício Zacarias, o adiamento visa permitir a participação de grande parte dos moçambicanos na festa de inauguração.
A ponte sobre o rio Zambeze é uma das grandes realizações de engenharia no período pós-independência, segundo estimativas mais actualizadas. A sua construção envolveu 435 trabalhadores, sendo 68 estrangeiros e 387 moçambicanos.
Com 2.376 metros, a infra-estrutura liga o país do Rovuma ao Maputo através da Estrada Nacional Número um (EN1). A construção esteve ao cargo do consórcio Mota-Engil/Soares da Costa e consumiu 78.657.225,90 Euros. Do valor toral, a União Europeia desembolsou 30 milhões de Euros, Itália 20 milhões, Suécia 18.3 milhões, Moçambique 12,8 milhões (para imposto e outras taxas) e o Japão contribuiu com nove milhões de dólares para as actividades complementares.
A extensão total da infra-estrutura é de 4.900 metros, as estradas de acesso.
Uns contra outros a favor

Para mais detalhes por favor clique aqui
Anterior - Seguinte >>

No comments: