Tuesday 14 July 2009

Nampula : Mais de 73 mil eleitores actualizaram seus cartões

UM total de 73.520 potenciais eleitores actualizou já os seus cartões na província setentrional de Nampula, dissipando desta forma os receios que pairavam sobre a fraca afluência aos postos criados para o efeito. Estes dados foram avançados pelo chefe do Departamento de Operações do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), naquele ponto do país, Jacinto António.

A fonte acrescentou que esta cifra satisfaz as entidades responsáveis pela gestão do processo eleitoral, uma vez que, quando ainda faltam três semanas, os brigadistas conseguiram realizar 75 por cento da meta fixada para a província, que é de actualizar 97.470 potenciais eleitores.

Dos 73.520 potenciais votantes cujos cartões mereceram actualização, 26.445 são novas inscrições (eleitores que até aos próximos pleitos completam dezoito anos), 35.816 foi por deterioração das fotografias ou outros tipo de danos que tornam o cartão inútil e os restantes 11.259 por terem mudado de residências.

Quanto aos constrangimentos, a fonte assegurou-nos que se está a trabalhar sem sobressaltos dignos de menção.

Segundo informou, transcorridas que foram as primeiras quatro semanas, os brigadistas têm notificado pequenas rupturas de materiais, como fichas de inscrição consumíveis que têm sido imediatamente repostos.

No que se refere às fraudes eleitorais foi detectado um caso de tentativa de dupla inscrição ocorrido na brigada da Escola e Instituto Industrial Comercial 3 de Fevereiro, na cidade-capital provincial de Nampula, envolvendo um eleitor cuja identidade não foi revelada.

Para viabilizar o processo de actualização do recenseamento eleitoral, iniciado a 15 de Junho e cujo término está previsto para 30 do mês em curso, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral criou 544 brigadas, comportando 2176 brigadistas que estão espalhados em todos os pontos da província.

De referir que para além do recenseamento de raiz, realizado em 2007 e que abrangeu 1.730.295 eleitores, o presente processo de actualização é o segundo, tendo o primeiro ocorrido em 2008 e que contemplou mais de 142 mil eleitores nas seis autarquias de Nampula, nomeadamente a cidade-capital provincial, costeiras de Nacala-Porto, Ilha de Moçambique e Angoche, Monapo e Ribáuè.
Maputo, Terça-Feira, 14 de Julho de 2009. Notícias

No comments: