Wednesday 15 July 2009

Mandela exorta para criação de mundo melhor




O ANTIGO Presidente da República sul-africano Nelson Mandela exorta a Humanidade a criar um mundo melhor, com mais justiça e liberdade para todos. O apelo faz parte de uma mensagem gravada, terça-feira, para ser transmitida à nação, no sábado, data do seu aniversário e que é designado pela primeira vez “Dia de Mandela”.Maputo, Quinta-Feira, 16 de Julho de 2009:: Notícias
No ano em que o ex-presidente e símbolo da luta contra a discriminação racial e opressão celebra o seu 91º aniversário, o país assinala a data criando um dia dedicado aos valores que aquele líder defendeu durante 67 anos de vida política activa.

Para a Fundação Nelson Mandela e o governo chefiado por Jacob Zuma, o “Dia de Mandela” deverá ser uma ocasião para que todos os cidadãos sirvam as suas comunidades, os desfavorecidos, os velhos, as crianças e as mulheres, de forma desinteressada.

Para isso, o presidente Zuma anunciou que passará 67 minutos do próximo sábado com os anciãos de um bairro degradado dos arredores de Joanesburgo, Ivory Park. Muitos dos ministros e outros membros da administração pública dedicarão parte do seu tempo, no primeiro Dia de Mandela, a realizar trabalho comunitário em várias zonas do país.

“Ficamos sensibilizados pela iniciativa de criar um Dia de Mandela em nossa honra. A nossa luta pela liberdade e pela justiça foi um esforço colectivo. O Dia de Mandela não será diferente”, refere Nelson Mandela na mensagem.

O ex-presidente e Nobel da Paz, que passou 27 anos nas cadeias sul-africanas por ousar resistir ao regime de minoria branca, afirma que “está nas nossas mãos criar um mundo melhor para todos os que nele vivem”.

“Temos a esperança de que as pessoas dediquem o seu tempo e esforços à melhoria das condições de vida nas suas próprias comunidades. Agradecemos desde já a todos por participarem no Dia de Mandela”, conclui a mensagem, gravada sob os auspícios da Fundação Mandela.

O presidente Jacob Zuma lançou a ideia de baptizar o 18 de Julho Dia de Mandela, durante o discurso do Estado da Nação que proferiu no parlamento, logo após a sua eleição como Chefe do Estado em finais de Abril.

A ideia de Zuma foi que todos os cidadãos da África do Sul e do mundo em geral que Mandela inspirou com o seu exemplo dediquem 67 minutos do dia a ajudar de forma desinteressada os mais necessitados das respectivas comunidades.

Os 67 minutos representam o número de anos em que Mandela participou activamente na política e nas suas obras sociais e humanitárias em apoio dos mais desfavorecidos, das crianças, dos portadores de HIV e vítimas da injustiça e discriminação em todo o mundo.

No comments: