Thursday 9 July 2009

“Internas” da Frelimo em Manica

Tobias Dai lidera a lista de candidatos da Frelimo à Assembleia da República...
…Lista de candidatos à Assembleia Provincial permanece no segredo do deuses e
Um antigo ministro da Defesa, Tobias Dai, cunhado do actual chefe de Estado Armando Guebuza que é simultaneamente presidente do partido no Poder, encabeça a lista dos candidatos do Partido Frelimo a deputados da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Manica. O actual governador da província, Maurício Vieira Jacob, aparece em segundo posto da lista

Manica (Canal de Moçambique) – Membros da Frelimo reuniram-se, sábado último, para elegerem os seus candidatos a deputados da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Manica. Quanto à lista de candidatos a membros da Assembleia Provincial, cuja eleição decorrerá em simultâneo com as eleições gerais a 28 de Outubro próximo o que se diz é que a lista anda em parte incerta.
Tobias Dai e Maurício Vieira Jacob lideram a lista dos 15 candidatos efectivos a deputados da AR, mas os 80 candidatos do partido a membros da Assembleia Provincial foram mantidos em segredo.
A província de Manica possui 16 mandatos na Assembleia da República. O partido Frelimo elegeu sábado 15 candidatos apenas. O 16º será proposto pela Comissão Política do Comité Central.
Foram eleitos, pela ordem, os seguintes deputados: Tobias Dai, antigo ministro da Defesa Nacional, Maurício Vieira Jacob, actualmente governador de Manica, Francisca Domingos, Amílcar Zacarias, Eunice António, Sandra Mário, Helena da Glória, Patrício António, Inácio António, Inês Roce Vicente, José Maria, António José, Ana Madalena, Edna Manglas e Maria Alice Tamele.
Para além desta lista, existe a lista de suplentes: Tomás Razão, José Fernando, Amina Madeira, Maria Dulce, Eunice Lucas, Abdul Zacarias, Maria Lanco e Lazaro Jeckson, figuram como suplentes.

Secretismo sobre os candidatos à Assembleia Provincial

A abertura que houve em relação à lista de candidatos a deputados da AR, já não se verificou em relação aos candidatos a membros da Assembleia Provincial de Manica, (AP). A reportagem do «Canal de Moçambique» em Chimoio procurou informar-se sobre os eleitos para constarem da lista de candidatos da Frelimo à Assembleia Provincial. O adido de imprensa do Comité Provincial do Partido Frelimo, identificado por Marais, afirmou que não sabe da Lista. “Não sei do paradeiro da lista dos candidatos à Assembleia Provincial”.
Marais acrescentou, no entanto, que “a lista já foi divulgada no ano de 2007, aquando da preparação das eleições as assembleias provinciais”. “Como é sabido, ficaram depois adiadas”. Recorda que até foi forçada uma emenda constitucional, para acomodar o adiamento dado que a Constituição estabelecia um prazo limite que impunha a realização as eleições para constituição das assembleias provinciais em todo o país, antes de terminar o ano de 2008.
O chefe da brigada central do partido Frelimo em Manica, José Pacheco, que ocupa no actual governo o cargo de ministro do Interior, disse que “no âmbito da consolidação da democracia, constitui uma tradição no seio da Frelimo, a realização de eleições internas ao nível da base”. Questionado sobre o paradeiro da lista que integra os candidatos a membros da Assembleia Provincial, Pacheco não deu resposta clara, tendo descartado apenas a possibilidade da lista estar na província de Manica.
Para a eleição de candidatos à Assembleia da República por Manica foi-nos dito que alguns candidatos, tanto do grupo dos que disputavam a “renovação”, assim como os do grupo da chamada “continuidade, foram submetidos a uma segunda volta, devido a empates verificados na primeira votação.

(José Jeco)
2009-07-09 06:05:00

No comments: