Thursday 23 July 2009

Filho de Presidente chinês associado a um caso de corrupção na Namíbia

2009-07-23

Os media chineses têm permanecido esta semana silenciosos sobre um caso de possível corrupção na Namíbia que implica a sociedade pública chinesa de alta tecnologia Nuctech, a que está ligado o filho do Presidente Hu Jintao.

As pesquisas internet feitas pela AFP com as palavras chave referentes ao assunto nada dão, indicando erro, enquanto os jornais e os meios audiovisuais da China nada dizem sobre o caso.

Acontece que as autoridades do antigo Sudoeste Africano detiveram dois namibianos, Teckla Lameck e Jerobeam Mokaxwa, e um chinês, Yang Fan, num caso de suposta fraude implicando a Nuchtech, que teve a sua origem na Universidade Tshingua, de Pequim, e de que Hu Haifeng, de 38 anos, filho do Chefe de Estado, era até ao ano passado o presidente.

Hu Haifeng, que não foi pessoalmente colocado em causa, foi depois promovido a secretário do Partido Comunista na Tshingua Holdings, que controla uma holding a que pertence a Nuctech, especialista em sistemas de detecção nos aeroportos. Mas o Governo de Windhoek deseja a sua "cooperação e assistência", segundo disse Paulus Noa, director da comissão anticorrupção.

"Não suspeitamos dele. Apenas estamos a tentar que nos dê informação sobre a empresa", acrescentou.

Segundo um documento da comissão namibiana contra a corrupção, o dinheiro legitimamente investido na Nuctech foi parar a uma conta de outra sociedade, a Teko Trading, tendo os dois namibianos e o chinês envolvidos no negócio sido detidos por corrupção e fraude.

Só na próxima semana é que a justiça irá dizer se eles poderão sair em liberdade condicional, sob caução, até aguardar julgamento, por terem retirado importantes somas da Teko Trading, para comprar casas, viaturas e reforçar uma conta privada.

A Namíbia comprou à Nuctech detectores de segurança no valor de 55 milhões de dólares (39 milhões de euros), tendo pago a factura graças a um empréstimo concedido por Hu Jintao aquando da sua visita ao país, em 2007. (PÚBLICO)In Mocambique Hoje, 23.07.09

No comments: