Thursday, 11 June 2009

Rescaldo do congresso da Renamo adiado




Assembleia da República não vai dar nova dispensa

Maputo (Canal de Moçambique) – Caso o 5.º congresso da Renamo seja marcado para antes do encerramento da presente 10ª sessão ordinária da Assembleia da República, os membros deste partido que são deputados da Assembleia da República poderão não assistir ao evento. Tudo porque a Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR), deliberou, ontem, em encontro da quadragésima sessão extraordinária que não concederá mais dispensa aos deputados da Renamo.
Mateus Katupa, porta-voz da CPAR garantiu que a Assembleia da República não irá conceder mais dispensa aos deputados da Renamo. Esta semana o parlamento interrompeu as sessões plenárias para dar lugar à dispensa aos deputados da Renamo que a solicitaram alegando que iriam assistir ao 5.º congresso do seu partido que mais uma vez não chegou a realizar-se.

Parlamento sob pressão

Com a data do encerramento da presente sessão fixada para 27 de Junho corrente, a Comissão Permanente da AR deliberou realizar sessões plenárias a partir da segunda-feira próxima até quinta-feira da mesma semana, contrariamente ao calendário observado noutras semanas em que as sessões plenárias ocorrem entre quarta-feira e quinta-feira.

Congresso ainda sem data

Entretanto, o «Canal de Moçambique» contactou o porta-voz da Renamo para saber da provável da data do congresso, e este disse-nos não ter a mínima noção de quando poderá ser. “Não sei se será este mês ou no próximo, não sei nada”, disse Fernando Mazanga, falando da realização do 5.º Congresso do seu partido, liderado por Afonso Dhlakama que se encontra a residir na província de Nampula.

(Borges Nhamirre)

No comments: