Ralf Gustav Dahrendorf, Lord Dahrendorf, membro da Câmara dos Lordes, nasceu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 1 de Maio de 1929, mas uma boa parte da sua vida decorreu na Grã-Bretanha. E quando uma vez lhe perguntaram onde era o seu lar, respondeu: "Eu sou um londrino".
Filho de Lina e Gustav Dahrerndorf, o seu pai foi deputado do Reichstag pelo Partido Social-Democrata alemão (SPD). Com a chegada dos nazis ao poder, o seu pai tornou-se membro da resistência e o próprio Dahrendorf entrou para um grupo estudantil de oposição ao regime de Hitler, acabando por ser preso pela Gestapo com 15 anos de idade.
Após a Segunda Guerra Mundial, estudou filosofia, filologia clássica e sociologia na Universidade de Hamburgo, onde concluiu o doutoramento em 1952. Depois continuou os estudos e pesquisas académicas, a partir de 1953, na London School of Economics, onde foi aluno do filósofo austro-britânico Karl Popper e completou outro doutoramento em 1956. Dahrendorf sempre sublinhou em entrevistas o muito que devia a Sir Karl Popper, o grande filósofo da ciência e pensador da sociedade aberta.
Regressou à Alemanha e foi professor nas universidades de Hamburgo (1957-60), Tübingen (1960-64) e Konstanz (1966-69). Dedicou-se também à política nos anos 60, foi eleito deputado para o Parlamento alemão pelo Partido Liberal Democrata (FDP) e depois tornou-se um dos secretários de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Em 1970 foi nomeado um dos representantes da Alemanha na Comissão Europeia, em Bruxelas, tornando-se comissário do Comércio Externo e, em 1973, da Educação, Investigação e Economia. Mas afastou-se do FDP por não estar de acordo com algumas posições do partido.
Daherndorf voltou para a Grã-Bretanha e tornou-se director da London School of Economics de 1974 a 1984. Durante dois anos, retornou à Alemanha como professor na Universidade de Konstanz. Em 1986, instalou-se de vez na Grã-Bretanha, tornando-se Governor da London School of Economics e também, de 1987 a 1997, Warden do St. Antony's College da Universidade de Oxford.
Em 1988 adoptou a nacionalidade britânica e em 1993 foi nomeado Par do Reino pela rainha Isabel II com o título de Barão Dahrendorf of Clare Market in the City of Westminster. Na Câmara dos Lordes, foi durante muitos anos um dos líderes dos Liberais Democratas, mas passou a independente por discordar do partido em certos assuntos.
Dahrendorf é autor de vasta obra, tendo escrito três dezenas de livros, e foi também colunista de diversas publicações da Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e França.
O seu livro mais famoso é "Class and Class Conflict in Industrial Society" (1959), que exerceu enorme influência entre os sociólogos da Europa e da América do Norte. Outro livro de renome é "The Modern Social Conflict" (1988). Além disso, ensinou em diversas universidades destes dois continentes.
Ralf Dahrendorf, um liberal durante toda a vida, morreu no dia 17 de Junho, em Colónia, na Alemanha, vítima de cancro, aos 80 anos de idade
Ireland hardens illegal immigration response
-
Ireland is clamping down on migrants crossing the border from the UK - the
BBC sees the policy in action.
33 minutes ago
No comments:
Post a Comment