Tuesday 30 June 2009

No distrito da Maganja da costa

População acusada de roubo de cocos do grupo Madal
...Mas o administrador, Domingos Sande diz que “não tem conhecimento e vai averiguar”.
Quelimane (DZ) - Representates do grupo Madal, na Zambézia, dizem que a população do distrito da Maganja da Consta nos últimos dias tem vindo roubar cocos o que tem causado prejuizos avultados para empresa. A informação foi revelada pelos próprios membros daquela companhia durante um encontro tido na manhã ontem(30.06.09) com o governador da província, Carvalho Múaria.
O encontro tinha por objectivo intensificar as acções de fiscalização e controlo da comercialização de coco à nível da província da Zambézia.
Na ocasião, o representante do grupo Madal, explicou que tem verificado um recrudescimento do roubo de coco nesta altura do ano, coco esse quase só lenho, que é maioritariamente vendido para Nampula e Cabo Delgado. Por outro lado, para além do coco a população prática a venda indiscriminada de palmeiras roubadas nas zonas já plantadas na cidade e nas vias de saída para fora da cidade sem qualquer controle de quem de direito.
Só no ditrito da Mganja da Costa foram roubados três mil cocos
Para os representes do sector privado (Borror, Murroua e Madal) a única solução realista seria a suspensão desse comercio durante alguns meses por exemplo de Julho a Outubro ou Novembro.

3.000 cocos roubados

Esta informação não agradou ao governador da província da Zambézia, Carvalho Múaria tendo este recomendado o envolvimento directo dos administradores no combate a este fenómeno.
O governador da província, considerou de grave o número de cocos roubados no distrito em referência e, disse que “deve constituir preocupação do governo distrital”.

“Não tenho conhecimento do assunto mas vou confirmar” – Domingos Sande, administrador

Questionado ao administrador do distrito, Domingos Sande, sobre a tal situação, respondeu-nos nos seguintes termos “esta informação me foi reportada, por isso, não posso confirmar”, explicou.
Num outro desenvolvimento, o administrador da Maganja da Costa, disse ao Diário da Zambézia, que acabava de ter conhecimento sobre o assunto naquele encontro.
Para falar deste assunto, estiveram presentes no encontro, representantes dos grupos Madal, Murroua e Borror, Millennium Challenge Corporation (MCC), embros do governo incluindo adiministradores dos distritos onde se prática esta produção nomeadamente: Chinde, Nicoadala, Maganja da Costa, Namacurra, Inhassunge e cidade de Quelimane.
(Artur Cassambay)

No comments: