A INJECÇÃO pelo Governo central às províncias do orçamento de investimento de iniciativas locais a nível dos distritos, contribuiu para a criação de um total de 29.894 postos de trabalho na província de Nampula, divididos por diferentes sectores de actividade social e económica com destaque para a agricultura e pecuária, pequena indústria, comércio e serviços, além da pesca e exploração florestal.
Dados em nosso poder referem que em 2006, ano em que foi criado o orçamento de investimento de iniciativa local (OIIL), foi elaborado e submetido aos conselhos consultivos distritais um total de 950 projectos, sendo mais de metade repartido entre as actividades de produção de comida e abertura de cantinas rurais, numa lista em que a comercialização de cereais também teve uma projecção notável.
O número total de projectos implementados nos três últimos anos naquela província totaliza 4335, os quais resultaram na produção de cerca de 89 mil toneladas de produtos agrícolas com enfoque para cereais, de acordo com dados disponibilizados pelo Governo provincial.
Entretanto, as autoridades governamentais locais indicam que o nível de reembolso dos fundos alocados para financiamento dos projectos submetidos a nível dos vinte distritos de Nampula se situa em 3,5 por cento, ou seja de pouco mais de 479 milhões de meticais desembolsados nos últimos três anos, apenas 17 milhões foram devolvidos aos cofres pelos mutuários.
Para melhorar o nível académico dos membros dos conselhos consultivos distritais uma condição indispensável para uma avaliação correcta dos projectos que são submetidos àquele órgão para aprovação, foi alfabetizado um total de 2230 titulares. No presente ano, segundo apurámos, 225 outros membros do CCD vão concluir o terceiro nível do subsistema nacional de alfabetização e educação de adultos. Maputo, Segunda-Feira, 1 de Junho de 2009. Notícias
UK security officials monitor Elon Musk's posts
-
A Home Office team is tracking the reach and impact of posts by the tech
mogul and others for security risks.
22 minutes ago
No comments:
Post a Comment