Thursday, 11 June 2009

Mcel poderá ter novos accionistas este ano


O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, disse, numa entrevista publicada na edição de hoje do jornal "O País", que a empresa de telefonia móvel Mcel, detida 100% pelo Estado, poderá abrir-se a novos accionistas durante o presente ano.

"A Mcel está a preparar-se para isso e, este ano, vai quase com certeza acontecer", disse o ministro quando questionado se essa abertura vai acontecer este ano.

De acordo com Zucula, essa abertura já deveria ter acontecido no ano passado com a libertação de pelo menos cinco por cento das acções para aquisição por parte dos empresários locais e, este ano,deveria estar já a acontecer uma nova abertura para outros interessados, incluindo operadores internacionais.

A referida abertura não aconteceu, disse o ministro, devido a realização de investimentos estratégicos em curso na empresa de modo a dota-la de robustez e grande valor no mercado.

Num outro ponto da entrevista, o jornalista do "O País" afirmou que em Março deste ano o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique convocou uma conferência de imprensa para fornecer detalhes sobre a entrada de um novo operador (o terceiro) de telefonia móvel no país mas no dia seguinte cancelou-a. De seguida, o jornalista perguntou a Zucula se isso aconteceu devido a desistência do estado em ter mais uma operadora no país.

Respondendo a essa questão, o ministro dos Transportes e Comunicações disse "o Estado não desistiu do terceiro operador de telefonia móvel. Não sei dizer por que foi cancelada a conferência de imprensa. O que sei é que essa reunião era para consulta aos operadores já existentes sobre a entrada, este ano, dum terceiro operador".In Mocambiquehoje, 11.06.09

No comments: