Thursday 25 June 2009

CSCS não visa policiar os ‘media” - Armindo Ngunga, numa visita ao “Notícias”

MEMBROS do Conselho Superior de Comunicação Social (CSCS) visitaram ontem o jornal “Notícias”, no quadro de um vasto programa visando a apresentação do novo elenco do órgão, divulgação da Lei de Imprensa, bem assim para interagirem com os jornalistas e outros profissionais. Maputo, Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009:: Notícias
Encabeçada pelo respectivo presidente, Armindo Ngunga, e integrando dois outros membros, a delegação visitou as instalações do jornal, tendo mantido um encontro de trabalho com o respectivo director editorial, Rogério Sitoe.

Ngunga disse na ocasião que o CSCS pretende estabelecer uma nova plataforma de trabalho com os órgãos de comunicação social, privilegiando convergências naquilo que é o direito do povo à informação e à liberdade de imprensa, desmistificando, ao mesmo tempo, a ideia de que o órgão que dirige tem como missão um policiamento dos media.

O novo elenco do CSCS, de acordo com esta estratégia, busca uma harmonia e unicidade naquilo que são objectivos comuns para que a comunicação social saia a ganhar em todas as partes, o que não impede que cada um faça o seu trabalho.

Foram passados em revista alguns aspectos pertinentes relativamente à Lei de Imprensa, a dificuldade do acesso às fontes de informação e os problemas decorrentes dos constrangimentos na distribuição dos jornais via área, um assunto que não é exclusivo do jornal Notícias.

Ainda na tarde de ontem os membros do CSCS visitaram também o jornal “domingo”, semanário pertencente à Sociedade do Notícias.

Refira-se que o Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) é o órgão através do qual o Estado moçambicano garante a independência dos órgãos de informação, a liberdade de imprensa e o direito dos cidadãos à informação, bem como o exercício dos direitos de antena e de resposta. No exercício do seu mandato, o CSCS é independente, observa a Constituição da República, a Lei de Imprensa, a Lei Eleitoral e demais legislação vigente no país.

A imagem retrata o momento em que o director editorial do Notícias, Rogério Sitoe, prestava informações sobre o funcionamento da Secção do Arquivo do jornal. (A. Valói)

No comments: