Editorial
Um grande abraço a todos
e até ao dobrar da esquina…
É geralmente com “uma lágrima no canto do olho” que se diz adeus a pessoas que estimamos. Mas quando sabemos que nos voltaremos a reencontrar ao dobrar da esquina, e em breve, não há motivos para grandes despedidas. Apenas, sim, dar uma satisfação a quem merece.
Este é o último Editorial que esta direcção editorial do ZAMBEZE produz, porque também é a última edição que o director, Fernando Veloso, o editor, João Chamusse, e o sub-editor, Luís Nhachote, dirigem e produzem juntos ao abrigo do “Memorando de Entendimento” que desde Março de 2007 a «NovoMedia, S.A.R.L», empresa proprietária deste semanário, e a «Imprensa Livra-te, Limitada – IMPREL», proprietária do CANAL DE MOÇAMBIQUE, tinham a regular as suas relações inter-empresarias, em que à primeira cabia administrar a NovoMedia e o produto, e aos jornalistas da IMPREL dirigir e produzir editorialmente o Semanário Zambeze, em nome da «NovoMedia, Sarl», com a possibilidade da «NovoMedia» poder dispor de material editorial do Canal de Moçambique, sem custos adicionais.
Em Março de 2007, o Zambeze estava a passar por momentos semelhantes a este com a saída de jornalistas que o dirigiam e eram sócios da sociedade «NovoMedia», para além de serem da direcção do semanário. Muitos outros jornalistas partiram com eles, mas não chegou a haver crise. Tudo se passou tranquilamente. A «NovoMedia, SARL» convidara a «IMPREL» para um entendimento em que ambas empresas se comprometeram a repartir funções e assegurar que o Zambeze continuasse a fluir e, assim, como habitualmente, o Semanário Zambeze continuou o seu caminho já sob a direcção que assegurou a publicação do jornal desde Março de 2007 até esta de hoje – 28 de Maio de 2009.
Estamos, portanto, de partida, mas para continuarmos a navegar noutras águas. Os sócios da IMPREL são todos jornalistas ou já foram: Fernando Veloso, João Chamusse, João Cabrita, Luís Nhachote, Adelimo Timóteo, Noé Nhantumbo e Francisco Purare. Vão remeter-se, de novo, apenas ao seu reduto na redacção do CANAL DE MOÇAMBIQUE. Vão deixar o «grande rio» para desaguarem no Canal de Moçambique, presentemente um jornal diário fundado a 07 de Fevereiro de 2006, distribuído exclusivamente por meios electrónicos, e que acabou contribuindo para que o Zambeze não “secasse”.
Ao Zambeze, todos os que vão partir deixam votos de sucesso.
Aos jornalistas e colaboradores que não nos acompanharão nos próximos empreendimentos, o nosso muito obrigado pelo ambiente profissional agradável de que juntos desfrutámos.
Aos leitores que nos acarinharam e ao grande público que acabou sendo o nosso grande suporte – e é sempre o grande suporte do jornalismo – queremos agradecer profundamente toda a colaboração e solidariedade que aqui sempre nos dispensaram. Continuaremos a não prescindir de todos, noutras águas.
A todos os colegas das diversas actividades de apoio ao jornal, também queremos agradecer o seu esforço.
Aos ardinas, os grandes entusiastas do jornal que dirigimos, um abração. Sem eles não era possível termos vencido algumas vicissitudes e agruras. Eles sabem bem quanto valeram, em momentos complicados que vivemos juntos. Com gente como esta vale a pena fazer e estar no jornalismo!
Aos advogados, o nosso grande abraço por terem contribuído para as grandes lutas que travámos nesta trincheira. Eles ajudaram-nos a vencer algumas barreiras. Com gente desta estirpe é possível continuar a acreditar em Moçambique e a acreditar que aqui a Liberdade de Imprensa vencerá e que o Direito à Informação acabará por triunfar, pesem embora alguns erros que se possa cometer neste difícil percurso. Também já reza o ditado que só erra quem trabalha, quem se preocupa. Obrigado! Muito obrigado a todos e em especial aos que foram à barra connosco em defesa do Zambeze, em processos que herdámos e em processos – estes em muito menor número – suscitados sob nossa direcção.
Aos accionistas da «NovoMedia, Sarl», todos eles empresários, agradecemos a forma cordial como se relacionaram connosco.
A direcção que parte do «Grande Rio» para o «Grande Canal» onde todos os grandes rios desaguam, ajudará em breve a banhar o País de Norte a Sul, por mares nunca antes navegados. Embora jornalistas também, são ainda os proprietários da «IMPREL, Lda», pelo que, em nome desta e dos seus accionistas, também desejam, ao Conselho de Administração da «NovoMedia,SARL» e a todos que ficam no ZAMBEZE, os maiores sucessos na sua continuidade sem nós.
Obrigado a todos. Foi um prazer do tamanho do Mundo estarmos com todos vós neste Grande Rio. Até ao dobrar da esquina… Depois do Chinde, estamos juntos!… (X)
Three more UK interest rate cuts this year, predicts IMF
-
The IMF said UK inflation will go up as bills rise, while economies will be
hit by Trump tariffs.
5 hours ago
No comments:
Post a Comment