Thursday 28 May 2009

Ultimo Editorial da Actual Direccao do Zambeze

Editorial

Um grande abraço a todos
e até ao dobrar da esquina…

É geralmente com “uma lágrima no canto do olho” que se diz adeus a pessoas que estimamos. Mas quando sabemos que nos voltaremos a reencontrar ao dobrar da esquina, e em breve, não há motivos para grandes despedidas. Apenas, sim, dar uma satisfação a quem merece.
Este é o último Editorial que esta direcção editorial do ZAMBEZE produz, porque também é a última edição que o director, Fernando Veloso, o editor, João Chamusse, e o sub-editor, Luís Nhachote, dirigem e produzem juntos ao abrigo do “Memorando de Entendimento” que desde Março de 2007 a «NovoMedia, S.A.R.L», empresa proprietária deste semanário, e a «Imprensa Livra-te, Limitada – IMPREL», proprietária do CANAL DE MOÇAMBIQUE, tinham a regular as suas relações inter-empresarias, em que à primeira cabia administrar a NovoMedia e o produto, e aos jornalistas da IMPREL dirigir e produzir editorialmente o Semanário Zambeze, em nome da «NovoMedia, Sarl», com a possibilidade da «NovoMedia» poder dispor de material editorial do Canal de Moçambique, sem custos adicionais.
Em Março de 2007, o Zambeze estava a passar por momentos semelhantes a este com a saída de jornalistas que o dirigiam e eram sócios da sociedade «NovoMedia», para além de serem da direcção do semanário. Muitos outros jornalistas partiram com eles, mas não chegou a haver crise. Tudo se passou tranquilamente. A «NovoMedia, SARL» convidara a «IMPREL» para um entendimento em que ambas empresas se comprometeram a repartir funções e assegurar que o Zambeze continuasse a fluir e, assim, como habitualmente, o Semanário Zambeze continuou o seu caminho já sob a direcção que assegurou a publicação do jornal desde Março de 2007 até esta de hoje – 28 de Maio de 2009.
Estamos, portanto, de partida, mas para continuarmos a navegar noutras águas. Os sócios da IMPREL são todos jornalistas ou já foram: Fernando Veloso, João Chamusse, João Cabrita, Luís Nhachote, Adelimo Timóteo, Noé Nhantumbo e Francisco Purare. Vão remeter-se, de novo, apenas ao seu reduto na redacção do CANAL DE MOÇAMBIQUE. Vão deixar o «grande rio» para desaguarem no Canal de Moçambique, presentemente um jornal diário fundado a 07 de Fevereiro de 2006, distribuído exclusivamente por meios electrónicos, e que acabou contribuindo para que o Zambeze não “secasse”.
Ao Zambeze, todos os que vão partir deixam votos de sucesso.
Aos jornalistas e colaboradores que não nos acompanharão nos próximos empreendimentos, o nosso muito obrigado pelo ambiente profissional agradável de que juntos desfrutámos.
Aos leitores que nos acarinharam e ao grande público que acabou sendo o nosso grande suporte – e é sempre o grande suporte do jornalismo – queremos agradecer profundamente toda a colaboração e solidariedade que aqui sempre nos dispensaram. Continuaremos a não prescindir de todos, noutras águas.
A todos os colegas das diversas actividades de apoio ao jornal, também queremos agradecer o seu esforço.
Aos ardinas, os grandes entusiastas do jornal que dirigimos, um abração. Sem eles não era possível termos vencido algumas vicissitudes e agruras. Eles sabem bem quanto valeram, em momentos complicados que vivemos juntos. Com gente como esta vale a pena fazer e estar no jornalismo!
Aos advogados, o nosso grande abraço por terem contribuído para as grandes lutas que travámos nesta trincheira. Eles ajudaram-nos a vencer algumas barreiras. Com gente desta estirpe é possível continuar a acreditar em Moçambique e a acreditar que aqui a Liberdade de Imprensa vencerá e que o Direito à Informação acabará por triunfar, pesem embora alguns erros que se possa cometer neste difícil percurso. Também já reza o ditado que só erra quem trabalha, quem se preocupa. Obrigado! Muito obrigado a todos e em especial aos que foram à barra connosco em defesa do Zambeze, em processos que herdámos e em processos – estes em muito menor número – suscitados sob nossa direcção.
Aos accionistas da «NovoMedia, Sarl», todos eles empresários, agradecemos a forma cordial como se relacionaram connosco.
A direcção que parte do «Grande Rio» para o «Grande Canal» onde todos os grandes rios desaguam, ajudará em breve a banhar o País de Norte a Sul, por mares nunca antes navegados. Embora jornalistas também, são ainda os proprietários da «IMPREL, Lda», pelo que, em nome desta e dos seus accionistas, também desejam, ao Conselho de Administração da «NovoMedia,SARL» e a todos que ficam no ZAMBEZE, os maiores sucessos na sua continuidade sem nós.
Obrigado a todos. Foi um prazer do tamanho do Mundo estarmos com todos vós neste Grande Rio. Até ao dobrar da esquina… Depois do Chinde, estamos juntos!… (X)

No comments: