TERMINA dentro dias a obra de construção de um sistema de energia eólica, uma nova tecnologia que consiste na produção de energia eléctrica com recurso a turbinas movidas a vento colocadas a uma altura de cerca de quarenta metros.
As turbinas têm capacidade para produzir 300 KW de energia eléctrica em dois inversores alternados, que serão transformados para 33 KW, uma capacidade bastante superior para alimentar a cerca de 150 consumidores, incluindo as estâncias turísticas na Praia da Rocha, cidade de Inhambane.
O projecto, que é o primeiro do género no país, está sendo construído pela ESKOM, uma companhia de electricidade sul-africana que para o efeito vai gastar até à conclusão da obra cerca de um milhão e quinhentos mil dólares norte-americanos.
De acordo com Óscar Conforme, chefe do Departamento de Energia na Direcção provincial de Energia em Inhambane, a energia que será produzida pelas turbinas tipo hélices de um avião é bastante superior para o consumo da região, daí que depois de o sistema ser conectado à rede nacional de energia eléctrica será construído um ramal para reforçar a iluminação das praias de Tofo e Tofinho, pois, segundo explicou aquele técnico, a capacidade será reduzida até 22 KW para se adequar à rede nacional usada pela EDM e proceder a sua expansão para beneficiar mais clientes nos arredores daqueles pontos turísticos da cidade de Inhambane.
O Governador de Inhambane, Itae Meque, que há dias visitou o empreendimento, considerou-o de um projecto-piloto que vai dinamizar o desenvolvimento socioeconómico na praia da Rocha, local com potencialidades turísticas acima da média, tendo sida eleito para acolher turismo de alta qualidade. “Enquanto no norte de Inhambane a energia é produzida através de gás natural, neste ponto de Inhambane teremos uma nova experiência com recurso à tecnologia de ponta para produzir energia a partir do vento” - disse o governador da província para quem a praia da Rocha é um local estratégico para atrair investidores para o fomento de um turismo de qualidade, daí a sua identificação para acolher este projecto-piloto a nível do país.
A cidade da Maxixe, numa zona ainda não identificada, vai receber um projecto semelhante, segundo anunciou o Governador de Inhambane depois da sua visita àquela obra, cuja execução termina na primeira quinzena deste mês.
VICTORINO XAVIER; Maputo, Quinta-Feira, 7 de Maio de 2009. In Notícias
'I don't like crisps, but I collect the packets'
-
Frank Munford's collection ranges from 1970s packets of Tudor Crisps to a
Walkers tracksuit top.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment