Wednesday, 20 May 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e internacionais

Se deseja obter noticias frescas sobre Mocambique em lingua portuguesa ou inglesa, por favor escreva-nos: cspnguja@hotmail.com!

Projecto News Summary





Resumo de Noticias. 20 de maio de 2009.



1. DEMOCRACIA, GOVERNAÇAO E CORRUPÇAO.



1.1. A Ministra do Trabalho reage as declaraçoes do Encarregado de Negocios dos EUA

A MINISTRA do Trabalho, Helena Taipo, considera de chantagem o pronunciamento do Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, Todd Champman, segundo o qual o seu país iria retirar todos os investimentos, caso não fosse autorizado um grupo de médicos norte-americanos para virem trabalhar no nosso país na área de SIDA. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/753334)



1.2. Calendarizado Pleito de Outubro


O CALENDÁRIO para as eleições gerais e provinciais de 28 de Outubro próximo aprovado e divulgado na segunda-feira passada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) prevê que a campanha eleitoral inicie a 13 de Setembro do ano em curso, ou seja, 45 dias antes da data do pleito, terminando 48 horas antes do dia da votação.

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/753364



1.3. Moçambicanos com mais consciência democrática – Afirma Adriano Nuvunga.

O Investigador e docente universitário Adriano Nuvunga considera que as eleições autárquicas de 19 de Novembro último na cidade da Beira, província de Sofala, são uma demonstração de que os moçambicanos sabem o que querem.

O facto dos munícipes da cidade da Beira terem eleito Daviz Simango para presidente daquele Município e ainda terem escolhido a Frelimo e Renamo como partidos com mais assentos na Assembleia Municipal (AM) é um sinal de que os moçambicanos sabem fazer escolhas. Adriano Nuvunga, que falava sexta-feira durante um “workshop” sobre a Reforma do Sector Público envolvendo jornalistas de vários órgãos de Informação, disse que a comunicação social moçambicana contribuiu significativamente para que os moçambicanos evoluíssem ao nível de saberem escolher entre várias opções existentes. (Noticias, 20 de Maio de 2009, http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/753286



1.4. Detido mais um grupo de estrangeiros ilegais

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula prendeu , no fim da semana passada, mais alguns estrangeiros ilegais na região mineira de Mavuco, Posto Administrativo de Chalaua, distrito de Moma. Para além da detenção dos referidos estrangeiros, a polícia apreendeu consideráveis quantidades de pedras semi-preciosas adquiridas, também, de forma clandestina. Segundo nos foi informado, a neutralização daquele grupo de estrangeiros ilegais resultou de uma operação desencadeada pelos agentes da lei e ordem na sequência dum incêndio ocorrido, ainda este mês e perpetrado por indivíduos desconhecidos, tendo afectado grande número de tendas que serviam de residências das várias pessoas que ali residem. http://www.verdade.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=2532:detido-mais-um-grupo-de-estrangeiros-ilegais&catid=40:nacional&Itemid=61

1.5. Professores ameaçam abandonar alunos em Massinga

Os professores contratados em Massinga, provincia de Inhambane, ameaçam abandonar os seus alunos, alegadamente por nao receberem seus salários há 4 meses.

(Jornal da Manha. Rádio Moçambique. 20 de Maio de 2009).





2. ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

2.1. INAM com novo sistema de previsão meteorológica
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) apresenta esta sexta-feira, em Maputo, o projecto de aplicação da informação do radar meteorológico para previsão do tempo a curto prazo. Trata-se de um mecanismo importante na previsão meteorológica, sobretudo para sectores como a prevenção civil, recursos hídricos e actividades económicas. (Noticias, 20 de Maio de 2009 ; http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/753320)

2.2. Matola realiza Primeiro Fórum de Negócios
O Conselho Municipal da Cidade da Matola irá organizar hoje o Primeiro Fórum Empresarial do Município da Matola., com o objectiovo de criar um ambiente favorável ao negócio, através do debate de estratégias de desenvolvimento empresarial e atracção de investimentos. (http://www.verdade.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=2485:matola-promove-forum-empresarial&catid=36:grande-maputo&Itemid=34)



2.3. FARE planeia atingir 25 mil novos clientes
O Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE) tem em vista atingir, até ao ano 2012, mais de 125 mil clientes actualmente fora do sistema bancário, no quadro da bancarização rural. (Noticias, 20 de Maio de 2009)

2.4. Moatize vai ter três centrais térmicas

As empresas de extracção de carvão vão construir três centrais térmicas no distrito de Moatize, província de Tete. O projecto visa aumentar a quantidade de energia eléctrica disponível para as actividades económicas do País.



(Bom dia Moçambique, TVM, 20 de Maio de 2009, http://www.tvm.co.mz/content/view/2353/77/)



2.5. Estado contraiu dívida pública no montante de 290 milhões de meticais

O Estado contraiu uma dívida pública no valor de 290 milhões de meticais para fazer face às suas despesas orçamentais numa operação realizada via Bolsa de Valores de Moçambique (BVM). Para o ano, a BVM prepara-se para admitir à cotação na Bolsa pequenas e médias empresas, uma acção vista como catalizadora do desenvolvimento económico do País. (Bom dia Moçambique, TVM, 20 de Maio de 2009, http://www.tvm.co.mz/content/view/2344/81/





3. DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE



3.1. Militares Clamam por Melhores Condiçőes

Membros das Forças Armadas de Moçambique convidam deputados a visitarem, de surpresa, para verem em que condições vivem. Clama por melhorias na dieta alimentar e das condições em que vivem internamente. Por outro lado, queixam-se de perseguições contra aqueles que manifestam o seu sentimento de discordia, através de interogatórios ameaçadores. Referem que os dirigentes deste sector do país usam e abusam do poder, e fazem artimanhas para que a verdade dos factos não chegue ao Presidente da República.

http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=5664





3.2. TA Detecta Desfalque no Projecto GERENA

A equipe de auditores do Tribunal Administrativo (TA), no âmbito da fiscalização sucessiva

da legalidade das despesas públicas no concernente as contas de gerência, referente ao exercício económico de 2007, detectaram um rombo em Sofala concretamente na Direcção provincial do Turismo no âmbito do projecto Gestão de Recursos Naturais (GERENA). Estão envolvidos neste caso o director provincial do Turismo, a responsável pela inspecção provincial e o chefe da repartição de Administração e Finanças. (Magazine, Quarta-feira, 20 de Maio de 2009)

No comments: