Wednesday 29 April 2009

Mocambique Hoje

Em Moçambique

Banco de Moçambique injecta 40 milhões de dólares no mercado

A agência Lusa publicou, esta terça-feira, um extenso artigo sobre a falta de dólares no mercado moçambicano. No artigo, a agência anuncia que o Banco de Moçambique (BM) injectou, este mês, mais de 39,6 milhões de dólares no mercado cambial interno, permitindo uma apreciação de 0,3 por cento do metical em relação ao dólar.



Esta acção do BM, segundo a Lusa, visa amenizar a situação da falta de dólares no mercado, que se está a agudizar, conforme reportou, na segunda-feira, o Moçambique Hoje. Leia o artigo da Lusa, que traz alguns dados novos, aqui. Se quiser reler os dois artigos do Moçambique Hoje sobre o mesmo assunto, clique aqui e aqui. (Moçambique Hoje)



Governo confirma salário mínimo e introduz nova política salarial na Função Pública

O governo reunido, esta terça-feira, em Conselho de Ministros, aprovou as propostas de novos salários mínimos apresentadas pela Comissão Consultiva do Trabalho (CCT) e anunciou que a política Salarial de Médio Prazo para a Função Pública, aprovada em 2008, será implementada com efeitos a partir deste mês e não Junho, como estava inicialmente previsto.

Conforme proposto pela CCT, embora não satisfazendo a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos - Central Sindical (OTM-CS), a variação do aumento do salário mínimo é de 5% a 42%. Saiba mais sobre a nova política salarial na função pública e conheça os novos salários mínimos aqui. (Moçambique Hoje)



Gripe Suína: Não há motivo para alarme no país

O Ministro da Saúde, Ivo Garrido, disse esta terça-feira não haver motivos de alarme em Moçambique por causa da gripe suína, doença que já fez mais de 150 mortos no México.



Falando a Televisão de Moçambique Garrido, à margem da reunião dos ministros da Saúde e responsáveis pelo HIV-SIDA dos países da SADC, Garrido esclareceu que a doença não tem relação com nenhum alimento como, por exemplo, a carne de porco. O Ministro, que considera não haver motivo de alarme, disse que mesmo assim, o sector da Saúde está preparado para responder à possível eclosão da gripe suína em Moçambique. (Moçambique Hoje)



Eleições em Moçambique serão um teste para a oposição

"Se o MDM não conseguir ter uma expressão significativa no parlamento, e se a Renamo tiver em 2009 um resultado semelhante àquele que teve agora nas eleições autárquicas - menos de 20 por cento -, isso significa que a Frelimo teria 70, 75 por cento dos assentos no parlamento, e eu acho que existe um perigo de voltar a um sistema mono partidário".



Esta passagem faz parte de um longo artigo da Agência France Press (AFP), sobre os possíveis cenários político-sociais que poderão se viver no país depois das eleições deste ano. Leia todo artigo, que contém opiniões de analistas moçambicanos, aqui. Para obter mais informações sobre as eleições de 28 de Outubro, visite o nosso dossiê Eleições, aqui. (Moçambique Hoje)



Treinador dos "Mambas" dispensa jogos amigáveis

O seleccionador nacional da equipa de futebol, Mart Nooij, disse ao jornal O País que os "Mambas" não precisam realizar jogos amigáveis para se prepararem para, pelo menos, os dois próximos desafios que têm pela frente na sua caminhada para o Mundial e CAN 2010.



“Sei que outras selecções têm jogos amigáveis marcados para 27 de Maio, mas se analisar a situação poderá constatar que esses treinadores estão constantemente a mudar os seus jogadores nas equipas. Nós não fazemos isso, temos uma equipa composta, temos jogadores que podem entrar a substituir e que estão a trabalhar para estar em boa forma. Portanto, não preciso desses jogos amigáveis que podem causar lesões ou dar mais carga física aos meus jogadores”, disse o treinador Mart Nooij. Conheça os outros motivos apontados pele seleccionador para não realizar jogos amigáveis, aqui. Para obter mais informações sobre a selecção, visite o dossiê “Mambas” aqui. (Moçambique Hoje)



Em África

Fundação quer criar o "Dia mundial de Mandela"

A Fundação Mandela e 46.664 -ONG mantida pelo ex-presidente sul-africano para a luta contra a Sida-, propôs na segunda-feira, dia 27, a criação do "Dia mundial de Mandela", que se realizaria a cada 18 de Julho, data de seu aniversário, a fim de inspirar as pessoas a melhorarem suas vidas e suas comunidades. Saiba mais aqui. (EFE)



Zimbabwe: Política de privatização desperta interesse no ocidente

A venda da companhia estatal de telefonia móvel no Zimbabwe, NetOne, que constitui o primeiro teste do plano de privatizações do novo governo, está a despertar interesse nos países ocidentais, revelou o director do conselho executivo da companhia, citado pelo jornal sul-africano Mail&Guardian.



“Desde 15 de Setembro, quando o acordo de partilha de poderes foi assinado, houve um aumento de entidades provenientes do Reino Unido, Canadá e Itália procurando informações sobre oportunidades de investimentos na companhia”, disse Reward Kangai director do conselho executivo da NetOne. Leia mais aqui.



No Mundo

Hoje: Primeiro caso de gripe suína confirmado na Alemanha

A Alemanha confirmou hoje o seu primeiro caso de gripe suína, numa mulher residente na Baviera, anunciou esta manhã o responsável da saúde local.



O instituto alemão Robert-Koch, um centro epidemiológico federal para a vigilância e investigação contra epidemias, “confirma um dos casos suspeitos de gripe suína na Baviera”, anunciou num breve comunicado o ministério regional em Munique. Com este caso, o país é o nono a nível mundial a ser afectado pela gripe.(AFP)



Os momentos-chave de Obama na Casa Branca

O mundo vai "parar" hoje, quarta-feira, para analisar os primeiros cem dias de Barack Obama na Casa Branca, que ficaram marcados, essencialmente, pela grave crise económica e financeira que os Estados Unidos atravessam.



De tantas perguntas possíveis, a que mais sobressai quando se faz o balanço dos primeiros cem dias de mandato do 44.º Presidente dos Estados Unidos é a seguinte: será que Barack Obama está a tentar fazer demasiadas coisas, demasiado depressa, tudo ao mesmo tempo? Conheça os momentos-chave e as três prioridades do presidente norte-americano, aqui.

No comments: