(Maputo) O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE)confirmou no término do Conselho Coordenador daquela instituição, que teve lugar semana finda em Mandlakazi, que o processo eleitoral previsto para este ano, vai custar, cerca de USD 46 milhões. O dinheiro, segundo explicou o Director do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Felisberto Naife, virá dos Cofres do Orçamento Geral do Estado.
Para o efeito, garantiu Naife, a Comissão Nacional de Eleições já submeteu o orçamento para as Presidenciais, Legislativas e Provinciais ao governo, mais concretamente ao Ministério da Planificação e Desenvolvimento para efeitos de aprovação e consequente pe-dido valor ao Ministério das Finanças.
O dinheiro, ainda de acordo com Naife será usado para custear as despesas de todo o processo eleitoral, a partir da actualização do censo para os eleitores que irão completar 18 anos até à data das eleições, para a reactivação dos Secretariados Técnicos de Administração Eleitoral em todos os níveis, assim como, para a formação e
pagamento de subsídios a cerca de 15 mil brigadistas que serão necessários.
Recorde-se que na semana passada o parlamento moçambicano aprovou a harmonização dos pleitos eleitorais a acontecer este ano, mais concretamente as gerais e as provinciais. O Presidente da República, a quem cabe marcar a data concreta para a votação, já promulgou a lei de harmonização eleitoral. A todo o momento espera-se que Armando Guebuza marque a data para as eleições que, em princípio, deverão acontecer em Novembro próximo.(F. Mbanze)
Strictly and Outnumbered stars help Children in Need
-
The annual televised appeal aims to raise money for disadvantaged children
and young people across the UK.
32 minutes ago
No comments:
Post a Comment