Saturday, 21 March 2009

Em Morrumbala Jovens mais expostos ao HIV/SIDA

Quelimane (DZ) – A situação de HIV e Sida continua a dizimar vidas humanas no distrito de Morrumbala na Província da Zambézia. Só neste ano, o gráfico de propagação registou um aumento significativo, o que tem deixado as autoridades do sector da Saúde bastamte preocupados.
Os dados estatísticos indicam que o grupo alvo que mais contrai esta doença é de jovens dos de idades compreendidas entre 18 e mais de 25.
Durante o ano em curso, o índice de contaminação aumentou em termos de percentagem para 90% em relação ao ano passado e um total de 813 doentes infectados pelo vírus do
HIV encontram-se a fazer o Tratamento Anti- Retroviral (TRAV).
Segundo o director do Hospital Rural de Morrumbala, Abel Nhama, no período em referência, cerca de 2.600 doentes foram inscritos naquela unidade sanitária.
Um outro problema que tem suscitado o agravamento e a propagação do HIV/Sida
naquele distrito, de acordo com Nhama, está relacionado com a situação económica e fraca produtividade que se regista um pouco pela Província.
Tal situação gera cenário de má-nutrição que também é visto como sendo um outro problema que agrava o estado de saúde do paciente seropositivo.
Em relação a esta última doença (mánutrição), o sector da Saúde registou de Janeiro a esta parte,um aumento na ordem de 28%.
“Contrair Sida em troca de dinheiro”

A situação económica na Província da Zambézia, em particular no distrito de Morrumbala, está cada vez mais complicada. Há circulação de dinheiro e não há produtividade.
Tudo porque a queda de chuvas não tem sido regular, o que causou um grande prejuizo para a população.
Assim, reporta-se que quando os malawianos entram na Zambézia a procura de milho aliciam jovens para lhes servir de guia no processo de localização do produto para a compra em troca de valores monetários.
Estes jovens olhando para a situação económica de estrangeiros malawianos, caem na onda de prostituição, por uma questão de sobrevivência.
Só que esta parceria, tem trazido consequências imprevisíveis para estas mesmas jovens e algumas senhoras, sobretudo porque as vezes lançam-se na actividade sexual á titulo de aventura, ignorando as regras de protecção contra o vírus.
Para o director distrital da Saúde, não é por falta de aviso, mas sim ignorância
desta camada social visto que a mensagem sobre o HIV/Sida está espalhada em todo sítio inclusive nas escolas.
Aliás, alguns dos jovens infectados são activistas que diariamente transmitem as
referidas mensagens aos outros e mesmo assim, há quem ousa mandar passear os conselhos de precaução, disse, a fonte, para mais tarde acrescentar que “é
inconcebível que o jovem não consiga acatar esta informação”, desabafou.
Na localidade de Cumbapo, em Morrumbala por exemplo, que dista mais de 11km da
Vila-Sede existem mais de trezentos e setenta doentes considerados crónicos, por
sinal infetados pelos vírus do HIV que também encontram-se a receber o tratamento. Estes na sua maioria, são assistidos por um grupo de activistas do projecto RITA da Visão Mundial.
No concernente ao abandono do Tratamento, o nosso entrevistado explicou que, o cenário tem assumido uma tendência de redução, nestes últimos dias devido a
forte campanha de sensibilizações levadas a cabo ao nível das comunidades.
Tuberculose
Durante o ano corrente, foram registados apenas duzentos e trinta e quatro
casos de tuberculose, contra cento e cinquenta apontados em igual período do ano
passado. Tal correponde a uma subida galopante de 28% e destes, 17% estão
relacionados com HIV e Sida.
Quanto ao tratamento, apesar das desistências ainda continuarem, já se fala de redução que ronda em 1% este ano, contra os anteriores 20% de 2008.
Para os responsáveis da Saúde no distrito, os números são bastante enconrajadores.
Malária Em relação a esta doença, no distrito de Morrumbala, obtivemos os
dados segundos os quais em média são notificados mensalmente cerca de
quinhentos casos relacionados com Malária.
Esta doença igualmente tem sido conotada como a principal causa de internamento em diversos postos de Saúde do distrito.
Cólera
A situação da cólera naquele ponto da província também não é das melhores, segundo as autoridades do sector da Saúde, ao nível do distrito foram registados mais de duzentos casos, tendo culminado com cerca de seis óbitos, de Janeiro a esta parte.
A fonte do DZ aponta como sendo uma das principais causas, a fome que virou cartão de visita do distrito, o consumo de água imprópria e falta de higiene indivídual.
Medidas
Como forma de estancar esta doença, ficamos a saber de Alberto Nhama, que neste
momento, decorre o processo de distritbuição de Certeza, mistura oral, educação
sanitária entre outras medidas de prevenção.
Refira-se que, esta doença assola mais os adultos e atingiu Morrumbala
progando-se a partir de Malawi e o distrito de Mopeia.
(Artur Cassambay)

1 comment:

Anonymous said...

O que acha do uso de cogumelos medicinais para stimular o sistema immune ?

Ha algums dados na Tanzania/Zambia (reportados pelo filho do Kaunda, e tambem algums docentes da Universidade Muhimbili Tanzania) suggerindo que isso funciona.