Monday 23 February 2009

Ocorrências

Maputo, Terça-Feira, 24 de Fevereiro de 2009. Notícias


* Mais dois supostos cadastrados foram linchados durante o último fim-de-semana nas cidades da Beira e do Dondo, província de Sofala, elevando-se com estes casos, o número das vítimas de justiça pelas próprias mãos naquela parcela do país para sete. O facto foi ontem revelado por Mateus Mazive, oficial de Informação no Comando Provincial da Polícia em Sofala, acrescentando que um outro presumível malfeitor teria escapado de uma tentativa de linchamento no último sábado no bairro da Manga, na Beira, mercê da pronta intervenção dos agentes da lei e ordem. Mazive apela, nesse sentido, para que a população não opte por fazer justiça usando meios próprios sob pena de assassinar até inocentes.
* TRÊS pessoas morreram e outras quatro contraíram ferimentos graves em consequência de 28 casos de acidentes de viação ocorridos durante a semana passada em várias estrada da cidade de Maputo. Segundo Arnaldo Chefo, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), no comando da urbe, os feridos foram conduzidos às diferentes unidades sanitárias para receber tratamentos. Do total dos sinistros, 19 foram atropelamentos carro/peão e nove foi choques entre carros. Tal como noutras ocasiões, destaca-se o desrespeito pelas regras de trânsito, a condução em estado de embriaguez, excesso de velocidade, bem como o deficiente estado mecânico de algumas viaturas como sendo as principais causas dos sinistros.
* Um cidadão perdeu a vida no período entre domingo e ontem nos Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM) dada a deterioração do seu estado de saúde naquela unidade sanitária pública. O óbito faz parte de um conjunto de 415 pessoas que neste período foram atendidas naquele hospital sofrendo de diversas enfermidades. Na sua maioria, 294, os pacientes sofriam de doenças gerais. As vítimas de agressões físicas chegaram a 44, as de acidentes de viação a 32 e três tinham sinais de queimaduras, segundo Alexandre Júnior, chefe da equipa médica ontem em serviço.
* TRINTA e dois indivíduos estão detidos e encarcerados nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM) desde semana passada, indiciados de prática e envolvimento em vários casos criminais nos bairros da cidade de Maputo. Segundo o porta-voz da PRM no Comando da cidade que deu a conhecer esta informação, os indiciados continuarão detidos enquanto decorre um processo crime contra eles.
* A POLÍCIA de Trânsito (PT) na cidade de Maputo aplicou durante a semana passada 288 multas a igual número de automobilistas por terem cometido diversas infracções na via pública num universo de 634 inspecções. De acordo com o porta-voz da PRM, Arnaldo Chefo, grande parte dos condutores foi multada por falta de observância das regras de trânsito nalguma estradas, bem como por infracções diversas. O nosso interlocutor disse que a PRM apreendeu igualmente 109 cartas de condução por apresentar dados falsos. Conforme Chefo, esta operação rendeu cerca de 60 mil meticais ao Estado.

No comments: