Tuesday 24 February 2009

O filme “Quem quer ser milionário?” arrecada 8 Óscares




Maputo (Canal de Moçambique) - A octogésima primeira edição da entrega de galardões pela Academia de Hollywood, realizada no passado domingo, atribuiu oito Óscares ao filme “Slumdog Millionaire”, conhecido na versão portuguesa por «Quem Quer Ser Bilionário?». Trata-se de um filme britânico, baseado na obra de Vikas Swarup, actual cônsul indiano na África do Sul. O filme foi distinguido com oito estatuetas para Melhor Filme, Realizador, Argumento Adaptado, Fotografia, Canção, Montagem, Banda Sonora Original e Mistura de Som.
A Comissão Europeia (CE) saudou ontem o sucesso de «Quem Quer Ser Bilionário?», co-financiado com fundos comunitários. O filme contou com um financiamento de 830 mil euros do programa MEDIA da Comissão Europeia de apoio ao sector audiovisual europeu.
O galardão de melhor actor foi atribuído a Sean Penn pelo seu papel no filme, Milk. Kate Winslet conquistou o prémio de melhor actriz no filme, The Reader. Dos demais galardões atribuídos pela Academia de Hollywood, incluem-se os seguintes:
Actor Secundário: Heath Ledger (The Dark Night). Este galardão foi atribuído postumamente. O actor havia sido nomeado para melhor actor em 2005 pelo seu papel no filme, Brokeback Mountain.
Actriz Secundaria: Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona).
Melhor filme estrangeiro: “Departures”, do realizador japonês Yojiro Takita.
Efeitos Visuais: O Estranho Caso de Benjamim Buttom.
Documentário : Man on Wire, dos realizadores James Marsh e Simon Chinn.
Documentário de Curta-metragem: Smile Pinki, do realizador Megan Milan. (Redacção / www.oscar.com/ LUSA)
2009-02-24 05:27:00

No comments: