Friday 30 January 2009

SENHOR MINISTRO PORQUE NAO MUDAR A SEDE DO PROJECTO PARA NACALA, CHINDE OU QUELIMANE?


Financiados pelo MCA : Atraso dos projectos preocupa Governo - segundo Aiuba Cuereneia, Ministro da Planificação e Desenvolvimento

O ATRASO que se regista na implementação dos projectos financiados pela Conta do Milénio MCA está a preocupar o Governo. Tal conta, no montante de 506 milhões de dólares, destina-se ao melhoramento do nível de cobertura e expansão do abastecimento de água, sistema de saneamento, estradas, renovação do palmar afectado pela doença do amarelecimento nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia.
O Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse recentemente na cidade de Nacala, uma das contempladas pelo projecto, ter constatado que o calendário apresentado pelo escritório central do MCA para a realização dos trabalhos é muito apertado, o que é agravado pelo facto de no terreno não haver ainda acções palpáveis visando atingir os objectivos preconizados.

Aiuba Cuereneia referiu que neste momento os países desenvolvidos enfrentam uma crise financeira aguda, cuja duração é difícil de prever. Consequentemente, o nosso país não se pode dar ao luxo de desperdiçar uma doação que visa concretizar grandes projectos que vão concorrer para o alívio do sofrimento do povo, sobretudo no domínio de abastecimento de água, estradas, saneamento e agricultura.

O acordo de financiamento dos 506 milhões de dólares foi assinado pelos governos de Moçambique e Estados Unidos de América a 13 de Julho de 2007 e a sua efectividade data de 22 de Setembro do ano passado, com uma vigência de cinco anos.

O calendário desenhado pela entidade gestora dos projectos indica que o início da elaboração do projecto de engenharia da barragem de Nacala, da expansão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento da cidade arranca entre os meses de Março e Maio do corrente ano. As obras propriamente ditas só arrancam em Janeiro de 2011.

O processo de plantio de mudas de coqueiros nos distritos mais afectados em Nampula, nomeadamente Angoche e Moma, está atrasado, e a doença do amarelecimento letal actua de forma progressiva, sendo que neste momento as quantidades de plantas exigidas há cerca de dois anos podem ter duplicado.

A erosão ravinal é um fenómeno ambiental que ameaça engolir a cidade baixa de Nacala Porto, e as acções visando a mitigação ainda não foram esboçadas, facto que poderá empolar o montante necessário para fazer face ao problema.

Com os fundos da Conta do Milénio está garantida a manutenção da estrada que liga as cidades de Nampula e Nacala, Nampula-Ligonha, Nicoadala-Chimuara e rio Lúrio-Metoro.

Maputo, Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009. In Notícias

No comments: