Friday 30 January 2009

Dhlakama ignorado

Membros da Renamo tomam posse nas Assembleias Municipais

Por Raul Senda e Naíta Ussene (fotos)
Membros do partido Renamo eleitos para as Assembleias Municipais (AM) nas 10 novas autarquias ocuparam os respectivos assentos nas cerimónias de tomada de posse realizadas esta terça-feira. Ao proceder desta maneira, aqueles membros cujo número total não conseguimos apurar, ignoraram o pronunciamento do presidente do seu partido que apelava para empossamentos pararelos aos do Estado.
Na verdade, os membros das AM‘s distanciaram-se do posicionamento de Afonso Dhlakama e juntaram-se ao bloco dos considerados intelectuais orgânicos da Renamo que não viam nenhuma racionalidade no pronunciamento do seu presidente. Alguns candidatos derrotas já manifestaram-se a desfavor dos empossamentos. São deles exemplos Maria Moreno e Eduardo Namburete, respectivamente candidatos da Renamo vencidos na corrida à presidência dos municípios de Cuamba e Maputo.
No entanto, o secretário-geral do até aqui maior partido de oposição em Moçambique, minimiza o facto de alguns membros da Renamo terem tomado como membros das AM em cerimónias do Estado. Ossufo Momade diz mesmo que a Renamo vai avançar com empossamentos paralelos anunciados pelo respectivo presidente.

In Savana 30.01.09 pag. 2

No comments: