Tuesday 30 December 2008

MORREU PROFETA! UM JOVEM IRREVERENTE E TRABALHADOR

Monday, 29 December 2008


Caros Colegas,

Acabo de receber via sms a informacao de que o nosso colega, Profeta perdeu a vida esta manha no HCM! E uma noticia triste nao so para a familia mas para todos nos!

Para alem de lamentarmos a perda deste jovem talento, importa reflectirmos sobre a vida e a morte. Sobre o nosso proposito na terra, entanto que seres humanos, jovens e cidadaos nao so do pais mas tambem do mundo!

Deus nao nos fez por nos fazer! Fez-nos com um proposito e e importante que em cada momento de vida nos recordemos desse proposito! Muitas das vezes andamos tao apressados que nos esquecemos do nosso proposito! Muitos chegam ate ao fim da vida sem descobrirem o proposito da nossa presenca na terra!


Aproveitemos pois este momento de dor e de tristeza para que cada um de nos possa reflectir nao apenas sobre a vida e a morte, mas sobretudo sobre o proposito da nossa visita ao planeta terra.

Nao e segredo para ninguem que o nosso colega e amigo foi vitima do HIV-SIDA! Mas mais do que isso importa reflectirmos sobre nossos comportamentos sexuais e a atitude que cada um toma em relacao nao apenas a sexualidade mas tambem em relacao ao HIV-SIDA!

Cada um pode tirar as suas ilacoes, mas para mim a licao mais importante desta odisseia e a necessidade de aceitarmos que o HIV-SIDA existe, e que temos que combater energicamente o dogmatismo que existe em relacao a esta doenca.

O nosso irmao que hoje nos deixou sabia que estava infectado, mas nao partilhou a tempo essa informacao para que o pudessos ajudar! Quando nos demos conta ja tinhamos perdido muito tempo e ja nessa altura os medicos que contactei disseram que provavelmente fosse tarde demais!

Ai caros colegas vem a licao dois. Hoje em pleno seculo XXI, ja nao se justifica perdermos talentos como o do nosso irmao Profeta por causa do HIV-SIDA! Apesar de nao haver vacina ou cura, hoje a medicina e a ciencia fizeram avancos dignos desse nome e que podem prolongar a vida do doente por varios anos! A licao dois como dizia e partilhar a nossa condicao com os mais proximos!


Espero que a morte do nosso irmao nao tenha sido em vao! Que saibamos tirara as licoes e ilacoes que que esta situacao nos traz e ensina para que possamos contruir um pais, um continente e um mundo melhor!

Esta e a minha singela homenagem a este Homem, que muitos nao 'conhecem' apesar de o conhecerem! Um homem trabalhador e lutador, um homem digno desse nome; um homem corajoso e exemplar no cumprimento das suas tarefas profissionais.

Nao sei onde Profeta nasceu. Da familia dele apenas conheco a esposa e o filho menor, com quem nos derradeiros momentos da sua vida partilhei o tecto! Do pai apenas sei que foi antigo combatente da luta de libertacao nacional. Conheci o Profeta durante os meus anos de activismo juvenil, num dos encontros da juventude pelo pais adentro. Profeta era um jovem cheio de entusiamo, cheio de ideias e trabalhador. Trocamos algumas impressoes e desse encontro nasceu uma grande amizade!

Quando criei o Diario da Zambezia, a tres anos, Profeta juntou-se a iniciativa e era amigo inseparavel de um outro jovem que infelizmente Deus quis que nao estivesse hoje na nossa companhia- o saudoso Cremildo, com quem partilhou a recolha e seleccao de uma colectanea de poemas de jovens zambezianos, -ainda por publicar! Mais tarde, Profeta criou uma coluna semanal no Diario da Zambezia com a chancela: 'Cartas de Mavirigano ao Povo Machuabo' - um grito e apelo aos jovens da terra que o viu nascer. Do seu punho saiu a mais incisiva critica e satira sobre a forma e o modo de estar do Zambeziano e a hipocrisia da nossa Juventude! Bloguei varios dos seus artigos, partilhei com muitos amigos os seus rabiscos, e aprendi muito com a escrita deste jovem, que tinha o sonho de um dia ver sua obra publicada!

Profeta era um homem amargurado e incompreendido. Amargurado porque vitima do 'sistema'. Incompreendido, porque, como ele proprio dizia, 'usado' e atirado o caixote do lixo por aqueles a quem serviu e deu o seu saber!

Do que sei, Profeta foi o fundador e Primeiro Coordenador Provincial do CPJ - Conselho Provincial da Juventude na Zambezia! Infelizmente, ha dois anos, Profeta teve que abandonar o cargo para que fora eleito, por razoes que tem a ver, no dizer do proprio, com 'intolerancia politica na provincia da Zambezia'! Nao sei ate que ponto, mas a carta, que pretendo publicar, que a mim enderecou ha alguns anos atras, na altura em que decidu abandonar o posto e a provincia da Zambezia rumo a Maputo, mostra o quao amargurado o jovem se encontrava!.


E uma trajectoria triste! Uma trajectoria igual a trajectoria de muitos jovens deste pais. Jovens que dao o seu saber a causa da juventude e depois sao rejeitados por essa mesma causa, ou entao por oportunistas sem escrupulos que se querem servir dessa mesma causa!

Aprendamos pois do exemplo e da tenacidade deste jovem que foi forcado a emigrar para a capital do pais, pois no seu dizer, 'todas as portas se iam fechando', porque ousou 'pensar e agir diferentemente'! Sem dinheiro e sem recursos, confiando apenas no seu cerebro e no seu computador para vencer, Profeta partiu para a cidade sonho- Maputo! Com o sonho de vencer! Infelizmente o HIV-SIDA traiu-o na sua vontade firme de vencer!

Decidi tornar este caso publico, para que a morte deste nosso irmao, nao tenha sido em vao! Para que tenhamos em mente que SIDA existe e que SIDA mata! Para que possamos salvar milhares de vidas da nossa juventude, num pais que precisa dessa juventude para crescer! Para que a nossa geracao veja o HIV-SIDA como uma realidade com que se deve aprender a viver e a conviver!

Nao foi facil escrever esta carta! Se que nem todos os que a lerem concordarao com o conteudo. ESPERO QUE ELA NAO AFECTE NEGATIVAMENTE AS PESSOAS PROXIMAS E OU DIRECTAMENTE ENVOLVIDAS! MAS PENSO QUE A CAUSA, A LUTA CONTRA O TABU EM RELACAO AO SIDA E MAIOR QUE QUALQUER DOR E IMPACTO NEGATIVO! ESCREVO-A CIENTE DOS CUSTOS E DOS RISCOS! MAS SE QUEREMOS MUDAR A NOSSA ATITUDE EM RELACAO AO HIV-SIDA TEMOS QUE COMECAR DE ALGUM LADO!

AMIGO, IRMAO, COMPATRIOTA DE TRINCHEIRA PROFETA, DESCANSE EM PAZ! APRENDEREMOS DO TEU EXEMPLO! E CONTINUAREMOS COM A LUTA PORQUE ONDE CAI UM EMBONDEIRO, NASCEM MILHARES DE EMBONDEIROS, MAIS ROBUSTOS E MAIS FRONDOSOS PORQUE ADUBADOS PELA EXPERIENCIA DO EMBONDEIRO CAIDO!


Manuel de Araujo

7 comments:

MANUEL DE ARAÚJO said...

Foi traves do Blog to Manuel que soube do desapareciemnto fisico do nosso colega e amigo Profet. As Minhas Cinceras condolencias para a familia em lutada. PAZ a sua ALMA
Paulo de Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caros colegas da CEMO e da AJUDE,

Quero me juntar atravez deste email ao movimento de condelencias aos familiares e amigos pelo falecimento do nosso mais que prezado colega na CEMO e na AJUDE Profeta.

Apesar de ter tido pouco contacto com ele tenho que me congratular de ter colaborado com ele num projecto dos Direitos Humanos submetido a Comissao Europeia em Maputo, e a partir dai me dar conta do seu empenho como voluntario activo da AJUDE.

Ficarao na memoria as poucas conversas e discussoes que com ele tive ao longo do nosso trabalho e de vida como amigos que, afinal de contas ainda tinhas muito que partilhar.

Desta triste realidade e parfraseando o Dr Ivo " Esperemos que as licoes colhidas desta triste situacao nos possa dar mais forca e possamos mobilizar mais membros do CEMO para o combate contra o HIV e SIDA e outros problemas sociais bem como o Estigma, Discriminacao e Rejeicao relacionados com a pandemia.

Por favor Jovens: Facamos o teste e saibamos do nosso estado serologico enquanto eh tempo.

Mais uma vez, as minhas sinceras condolencias aos familiares e amigos do nosso ja saudoso Profeta e que Deus o tenha.

hbonny

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caros Colegas,

Foi com dor e consternacao que recebi ontem a noite a noticia do
falecimento do nosso colega Profeta que estava afecto ao departamento
de estudos, projectos e pesquisas. Apesar de ter convivido durante
pouco tempo com o malogrado (Marco-Novembro), profeta durante esse
periodo demonstrou um grande interesse em assuntos relacionados com,
estudos pesquisas, projectos (DEP) bem como o desenvolvimento de um
regulamento do departamento e o seu funcionamento..

Um dos assuntos que me despertou a atencao em relacao ao Profeta foi o
seu interesse na elaboracao de um projecto de pesquisa sobre o
fracasso dos programas de HIV e SIDA ao nivel de Mocambique que seria
submetido ao Nucleo Provincial de Combate ao SIDA da Cidade de Maputo
ou a Cooperacao Canadiana dada a minha longa experiencia de trabalho
nao so com essas duas instituicoes mas tambem dada o meu anterior
trabalho na area do HIV e SIDA. O seu interesse fez com que eu
trouxesse uma vasta literatura sobre o assunto para o CEMO e
procurasse agendar num dos nossos debates mensais a questao do HIV e
SIDA mas que nao deu para realiza-lo nas vesperas do 1 de Dezembro
devido a diversos factores.

No entanto, das conversas que tive com o Profeta que tive quando um
grupo de membros do CEMO deslocou-se a sua residencia foi que ele
tinha problemas de fraqueza e dores nas articulacoes e eu sempre
insistia que ele fosse ao Hospital e me desse o feedback. Da primeira
vez tive que lhe adiantar algum dinheiro para ir ao hospital mas
depois de uma grande insistencia dos membros do CEMO.Somente mais
tarde e que me apercebi dos colegas do CEMO que os problemas acima
referidos estavam relacionados com o HIV e SIDA, reforcado com um
alimentacao deficiente e com o inicio tardio do tratamento
anti-retroviral.

O caso do Profeta trouxe-me a memoria de um jovem artista da Beira,
Joao Andrade que era activista da Associacao Kulupira , um associacao
de pessoas vivendo com o HIV e SIDA, que apesar de ser activista e
participar em projectos e programas de HIV e SIDA recusava-se a
admitir que esta afectado pela pandemia e que apesar de fazer parte da
Kulupira identificasse com um simples simpatizante da associacao.

O HIV e SIDA em Mocambique e nos demais paises tem este caracter
estigmatizante,discriminatorio e de rejeicao mesmo perante a ampla
disseminacao de informacao sobre a doenca, as pessoas afectadas pensam
que os outros vao dizer que o individuo afectado esteve involvido na
"ma vida" dado as origens da doenca (homosessuais, utilizadores de
drogas injectaveis e trabalhadoras de sexo). O nosso maior desafio e
continuar a lutar para dar um rosto ao SIDA mas nao para condenar ou
julgar as pessoas infectadas mas contribuir para o empoderamento das
pessoas vivendo com o HIV e Sida atraves do maior envolvimento das
PVHS (GIPA) nos projectos, programas e politicas dado Mocambique ser
um dos subscritores da Declaracao de Paris de 1994.

Eu pessoalmente ja tive um caso semelhante mas devido a comunicacao
antempada pode salvar a vida da irma da minha empregada que quando
fazia a limpeza da casa encontrou um serie de livro sobre o HIV e SIDA
e perguntou me se eu era medico e sabia lidar com casos de HIV e SIDA.
Eu prontamente pedi a irma da minha empregada para ligar para o Dr
Cocote do Programa DREAM da Comunidade de Santo Egidio em Mocambique e
depois foi possivel iniciar a Terapia Antiretroviral Altamente Activa
(HAART) e conseguir manter a pessoa salva.

No nosso pais um das criticas que tem sido feita e a pessoa instruidas
nao dao a cara mesmo em caso de estarem infectadas e de converter a
informacao e conhecimentos sobre HIV e SIDA nao so em mudanca de
comportamento mas tambem na procura atempada dos servicos de saude..
Numa conversa que tive ha anos atras com o Dr Biot , dos Medicos Sem
Fronteiras(MSF-Luxemburgo) foi que as pessoas so procuram os servicos
de saude quando nao conseguem andar e em parte devido as ideologias de
masculinidade (o homem nao fica doente de qualquer maneira).

Felizmente ao nivel do CEMO ja temos alguns membros a participar no
Programa Homens Como Parceiro, nomeadamente o Almiro Gama e Celso Dias
e eu proprio onde tais tais questoes sao abordadas e os homens e
mulheres sao empoderados em materia de saude sexual e reprodutiva,
prevencao e tratamento do HIV e SIDA , luta contra a violencia
domestica e equidade e igualdade de genero.

Esperemos que as licoes colhidas desta triste situacao nos possa dar
mais forca e possamos mobilizar mais membros do CEMO para o combate
contra o HIV e SIDA e outros problemas sociais bem como o Estigma,
Discriminacao e Rejeicao relacionados com a pandemia.

A familia enluta os meus sentimentos mais profundos


Ivo Correia

Anonymous said...

Caros amigos.

Um momento de luto e de grande tristeza. Os meus sentimentos de pesar vão para a família e os amigos de Profeta.
Paz à sua alma!

Oxalá

PS: O VIH/SIDA é um grande problema de Direitos Humanos. Por isso são importantes as lições da vida de Profeta:

Regra um: em primeiro lugar esta a saúde. Regra dois: O que conta é a prevenção. Evita relações sexuais não protegidas, causa principal da transmissão do VIH. Regra três: Pessoas que têm dúvidas sobre a possibilidade de estar infectado (sintomas como febre ligeira e dores de cabeça), devem fazer um teste (anónimo ou confidencial) sobre a presença ou não presença de anticorpos contra o vírus. Quanto mais cedo souberes ser seropositivo quanto mais cedo poderás começar a fazer qualquer coisa. Porque a contenção da infecção depende do momento da detecção de anticorpos. Acima de tudo é importante a consultar o mais rapidamente possível um médico. No caso do resultado do teste ser positivo, procura também apoio psicológico. Regra quatro e para mim a lição principal da vida de Profeta: fale sobre a doença, fale sobre tuas preocupações. Assumir ser seropositivo pode ser difícil, como mostra a vida de Profeta. Mas há sempre alguém com quem podes falar. Existem organizações e activistas sobre tratamentos de VIH/SIDA na praça e na Internet que podem ajudar-te com as tuas perguntas, pede ajuda. Utiliza a Internet para procurares mais informação. Regra cinco: há remédios! O VIH é um vírus capaz de causar uma doença incurável e mortal chamada SIDA. Mas há anti-retrovirais (ARVs) e há HAART, uma combinação de vários elementos anti-retorvíricos para atacar o vírus e evitar a sua replicação. Regra seis: fale sobre a doença com o seu parceiro Usa o preservativo (feminino ou masculino) para evitar o contágio. Li os comentários de hbonny e Ivo Correia. Agradeço aos colegas e concordo completamente.

Um abraço
Oxalá

Mr. President said...

To my dear brother Profeta

Yes RASTA, this news hits me with sadness and somewhat of anger, as even in your dying moments you did not say anything to me. We communicated regularly, about a lot of things, and yet you still never mentioned anything to me, to Waru or any of the RASTAS. But I guess you felt you did not want to burden us any more, and preferred to live and die in silence.

Well know that you will definitely be missed by all the RASTAS, SELVIE (Selaissie Live), all the youth you touched, educated, mentored,guided and showed a vision to. You will be remembered brother for all the good you have done and all the hearts you have touched, setting examples of living life in a Babylon system. Now you will be with all the other Rastas (BOB),brothers and sisters that have gone before you, making and carving the way for us who still struggle-- "Cause we are the Survirors-- For-I-VER--

WE WILL BE LOVNG JAH!!!!!!!

So continuing in the words of the honorable ROBERT NESTA MARLEY I salute you and say:

Rise o fallen Fighter
Rise and Take your Stance
It is he who fights
and runs away
That will live to fight
another day!!!

And remembering one of your favorites: WAR

Until the philosophy which hold one race Superior and another
inferior
Is finally and permanently discredited and abandoned
Everywhere is war, me say war

That until there are no longer first class And second class
citizens of any nation
Until the colour of a man's skin
Is of no more significance than
the colour of his eyes
Me say war

That until the basic human rights are equally Guaranteed to all,
without regard to race
Dis a war

So I leave you with the Harley Family as they say:
The Lord shall wipe our tears from thine eyes--
There will be no more tears and no more crying!!
Jah shall Reign!!

Big up RASTA!!! Long Live!!!

Mr. PRESIDENT!!!!!!

Anonymous said...

Profeta

Years may fly
Tears may dry
But memories of you
Will never die.

Rest in peace BROTHER, até sempre IRMÃO...... até sempre!

Sérgio Chusane

Unknown said...

Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreeeman@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com ou odincurahiv@outlook.com