Monday 29 December 2008

MORREU PROFETA! UM JOVEM IRREVERENTE E TRABALHADOR

Caros Colegas,

Acabo de receber via sms a informacao de que o nosso colega, Profeta perdeu a vida esta manha no HCM! E uma noticia triste nao so para a familia mas para todos nos!

Para alem de lamentarmos a perda deste jovem talento, importa reflectirmos sobre a vida e a morte. Sobre o nosso proposito na terra, entanto que seres humanos, jovens e cidadaos nao so do pais mas tambem do mundo!

Deus nao nos fez por nos fazer! Fez-nos com um proposito e e importante que em cada momento de vida nos recordemos desse proposito! Muitas das vezes andamos tao apressados que nos esquecemos do nosso proposito! Muitos chegam ate ao fim da vida sem descobrirem o proposito da nossa presenca na terra!


Aproveitemos pois este momento de dor e de tristeza para que cada um de nos possa reflectir nao apenas sobre a vida e a morte, mas sobretudo sobre o proposito da nossa visita ao planeta terra.

Nao e segredo para ninguem que o nosso colega e amigo foi vitima do HIV-SIDA! Mas mais do que isso importa reflectirmos sobre nossos comportamentos sexuais e a atitude que cada um toma em relacao nao apenas a sexualidade mas tambem em relacao ao HIV-SIDA!

Cada um pode tirar as suas ilacoes, mas para mim a licao mais importante desta odisseia e a necessidade de aceitarmos que o HIV-SIDA existe, e que temos que combater energicamente o dogmatismo que existe em relacao a esta doenca.

O nosso irmao que hoje nos deixou sabia que estava infectado, mas nao partilhou a tempo essa informacao para que o pudessos ajudar! Quando nos demos conta ja tinhamos perdido muito tempo e ja nessa altura os medicos que contactei disseram que provavelmente fosse tarde demais!

Ai caros colegas vem a licao dois. Hoje em pleno seculo XXI, ja nao se justifica perdermos talentos como o do nosso irmao Profeta por causa do HIV-SIDA! Apesar de nao haver vacina ou cura, hoje a medicina e a ciencia fizeram avancos dignos desse nome e que podem prolongar a vida do doente por varios anos! A licao dois como dizia e partilhar a nossa condicao com os mais proximos!


Espero que a morte do nosso irmao nao tenha sido em vao! Que saibamos tirara as licoes e ilacoes que que esta situacao nos traz e ensina para que possamos contruir um pais, um continente e um mundo melhor!

Esta e a minha singela homenagem a este Homem, que muitos nao 'conhecem' apesar de o conhecerem! Um homem trabalhador e lutador, um homem digno desse nome; um homem corajoso e exemplar no cumprimento das suas tarefas profissionais.

Nao sei onde Profeta nasceu. Da familia dele apenas conheco a esposa e o filho menor, com quem nos derradeiros momentos da sua vida partilhei o tecto! Do pai apenas sei que foi antigo combatente da luta de libertacao nacional. Conheci o Profeta durante os meus anos de activismo juvenil, num dos encontros da juventude pelo pais adentro. Profeta era um jovem cheio de entusiamo, cheio de ideias e trabalhador. Trocamos algumas impressoes e desse encontro nasceu uma grande amizade!

Quando criei o Diario da Zambezia, a tres anos, Profeta juntou-se a iniciativa e era amigo inseparavel de um outro jovem que infelizmente Deus quis que nao estivesse hoje na nossa companhia- o saudoso Cremildo, com quem partilhou a recolha e seleccao de uma colectanea de poemas de jovens zambezianos, -ainda por publicar! Mais tarde, Profeta criou uma coluna semanal no Diario da Zambezia com a chancela: 'Cartas de Mavirigano ao Povo Machuabo' - um grito e apelo aos jovens da terra que o viu nascer. Do seu punho saiu a mais incisiva critica e satira sobre a forma e o modo de estar do Zambeziano e a hipocrisia da nossa Juventude! Bloguei varios dos seus artigos, partilhei com muitos amigos os seus rabiscos, e aprendi muito com a escrita deste jovem, que tinha o sonho de um dia ver sua obra publicada!

Profeta era um homem amargurado e incompreendido. Amargurado porque vitima do 'sistema'. Incompreendido, porque, como ele proprio dizia, 'usado' e atirado o caixote do lixo por aqueles a quem serviu e deu o seu saber!

Do que sei, Profeta foi o fundador e Primeiro Coordenador Provincial do CPJ - Conselho Provincial da Juventude na Zambezia! Infelizmente, ha dois anos, Profeta teve que abandonar o cargo para que fora eleito, por razoes que tem a ver, no dizer do proprio, com 'intolerancia politica na provincia da Zambezia'! Nao sei ate que ponto, mas a carta, que pretendo publicar, que a mim enderecou ha alguns anos atras, na altura em que decidu abandonar o posto e a provincia da Zambezia rumo a Maputo, mostra o quao amargurado o jovem se encontrava!.


E uma trajectoria triste! Uma trajectoria igual a trajectoria de muitos jovens deste pais. Jovens que dao o seu saber a causa da juventude e depois sao rejeitados por essa mesma causa, ou entao por oportunistas sem escrupulos que se querem servir dessa mesma causa!

Aprendamos pois do exemplo e da tenacidade deste jovem que foi forcado a emigrar para a capital do pais, pois no seu dizer, 'todas as portas se iam fechando', porque ousou 'pensar e agir diferentemente'! Sem dinheiro e sem recursos, confiando apenas no seu cerebro e no seu computador para vencer, Profeta partiu para a cidade sonho- Maputo! Com o sonho de vencer! Infelizmente o HIV-SIDA traiu-o na sua vontade firme de vencer!

Decidi tornar este caso publico, para que a morte deste nosso irmao, nao tenha sido em vao! Para que tenhamos em mente que SIDA existe e que SIDA mata! Para que possamos salvar milhares de vidas da nossa juventude, num pais que precisa dessa juventude para crescer! Para que a nossa geracao veja o HIV-SIDA como uma realidade com que se deve aprender a viver e a conviver!

Nao foi facil escrever esta carta! Se que nem todos os que a lerem concordarao com o conteudo. ESPERO QUE ELA NAO AFECTE NEGATIVAMENTE AS PESSOAS PROXIMAS E OU DIRECTAMENTE ENVOLVIDAS! MAS PENSO QUE A CAUSA, A LUTA CONTRA O TABU EM RELACAO AO SIDA E MAIOR QUE QUALQUER DOR E IMPACTO NEGATIVO! ESCREVO-A CIENTE DOS CUSTOS E DOS RISCOS! MAS SE QUEREMOS MUDAR A NOSSA ATITUDE EM RELACAO AO HIV-SIDA TEMOS QUE COMECAR DE ALGUM LADO!

AMIGO, IRMAO, COMPATRIOTA DE TRINCHEIRA PROFETA, DESCANSE EM PAZ! APRENDEREMOS DO TEU EXEMPLO! E CONTINUAREMOS COM A LUTA PORQUE ONDE CAI UM EMBONDEIRO, NASCEM MILHARES DE EMBONDEIROS, MAIS ROBUSTOS E MAIS FRONDOSOS PORQUE ADUBADOS PELA EXPERIENCIA DO EMBONDEIRO CAIDO!


Manuel de Araujo

2 comments:

Anonymous said...

Escreveste bem. Apenas vou procurar mais detalhes sobre a vida dele para preencheres os espacos que tns duvidas. Pois na qualidade de amigo e bom saber quando e onde ele nasceu.
Um abraco.

Virgilio

Anonymous said...

M. A.

O post que acabaste de fazer e muito importante!

Conheci o Profeta em abril deste ano 2008, e de primeira me reconheci no espirito de batalha diaria de um emigrante em seu proprio pais.
Foi uma vida claramente de batalha diaria, que foi traida pelo HIV/SIDA!

Agora a minhas perguntas sao:
1. Quantos devemos perder mais para mudar o nosso comportamento sexual?

2. A morte deste irmao de trincheira sera em vao?

MUDEMOS O NOSSO COMPORTAMENTO AGORA SOB RISCO DE AMANHA SER TARDE DEMAIS!

A familia enlutada la vao as minhas mais sentidas condolencias!

Descanse em paz meu irmao que por ca nos continuamos com a luta ate que chegue a nossa hora de vir ao seu encontro!

HENRIQUES VIOLA