PARLAMENTO JUVENIL: O DIFICIL PARTO DE UM SONHO
“uma juventude diferente é possivel” Salomão Muchanga
Finalmente! Aconteceu a 1a Sessão do Parlamento Juvenil de Moçambique. Após longos anos de projecto em papel e algumas tentativas frustradas de materiazação. Um projecto aglutinador da Juventude moçambicana, um projecto genuinamente jovem, independente de qualquer controle ideológico. Hoje em sessão constituinte, os cerca de 100 jovens deputados oriundos de todas as províncias de Moçambique aprovaram instrumentos de funcionamento do Parlamento Juvenil, como o Regimento interno, o Plano de actividades para 2009 e elegeram de forma democrática o seu Presidente: Salomão Muchanga, que venceu o outro deputado Yasser Gulam por uma margem acima dos 80%.
Há alguns anos a mamã Graça Machel disse em jeito de pergunta, algo como: a minha geração com poucos recursos conseguiu trazer a independência nacional e outras coisas boas. O que é que a geração dos jovens de hoje fez ou faz com muitos recursos que tem? Estou certo que este fórum vai dar inicio a uma resposta sem fim!
O Parlamento Juvenil apresenta-se como novo e diferente actor social, uma plataforma de dialogo entre a Juventude e os poderes instituídos. Procurando reerguer a voz dos jovens numa sociedade em que ela é uma “maioria silenciosa”, pois a Juventude moçambicana encontra-se num “silencio ensurdecedor”, os milhões de jovens estão sempre a reboque de outras agendas, muitas delas alheias aos seus próprios anseios.
Foi um Parto difícil! Difícil sim! Porque a criação do Parlamento Juvenil em Moçambique é um projecto que já tem alguns anos, mas muitos obstáculos foram encontrados pelo caminho, da mais variada ordem, mas esta “gravidez” que durou acima do previsto sempre contou com a força “matriarcal” dos “sonhadores”, esta força demolidora que resistiu a tudo e todos quanto se opuseram nalgumas vezes de forma clara e objectiva e noutras de forma dissimulada e cobarde usando métodos de desgaste psicológico.
Foram anos de trabalho e dedicação a uma causa justa! A CAUSA DA JUVENTUDE!
Foi possível ver a alegria dos jovens que conceberam o projecto: sorridentes, de semblantes visivelmente emocionados e olhos brilhantes, sentimento de BATALHA E MISSAO CUMPRIDA! Para a minha maior alegria, pude notar nas entrelinhas e no discurso do presidente eleito, para além de sensação de dever cumprido havia uma mescla de preocupação pelo árduo e tortuoso caminho ainda por percorrer para uma verdadeira emancipação da juventude, pois por mais difícil e longo que tenha sido a concepção e o parto deste movimento, é preciso ter a consciência que está dado apenas um passo mas o dia ainda vai cedo, porque o país continua pobre, os jovens continuam a receber uma educação cada vez mais precária e vazia de conteúdo, o acesso ao emprego é cada vez mais melindroso, o acesso à habitação continua uma miragem, e os jovens continuam a clamar sem que ninguém os oiça, o jovem clama por mais e melhor saúde, o jovem clama por espaço nos centros de decisão, um espaço consequente e não apenas cosmético como acontece actualmente. Os jovens clamam por um sistema de justiça que reeduca o jovem infractor e não este que o coloca numa prisão que não passa de uma escola do crime perigoso! A juventude clama pelas mesmas oportunidades para todos os jovens do Rovuma ao Maputo sem qualquer discriminação. Os jovens clamam por si, mas também pelas gerações vindouras.
“Jovens, aqui trava-se um combate. É duro, mas temos que vencer”! Samora Machel
Os Jovens que iniciaram esta caminhada herdam um fardo bastante pesado, mas que têm de carrega-lo ao longo da maratona e ir sepultando e ajudando a reciclar algumas peças inaptas deste nosso Moçambique!
“Nunca há uma noite sem um amanhecer! Jovens agora já amanheceu!” Sentenciou o jovem Dinande, o Presidente da ora extinta comissão instaladora do Parlamento Juvenil.
P. S: Os Deputados no final da sessão cumpriram um minuto de silencio pelo povo Zimbabweaano que morre pela epidemia da cólera e também pela paz na Grécia que atravessa uma onda de confrontos violentos nas ruas entre os populares e as forças policiais! Aqui vai mais uma palavra de alento e solidariedade!
Por: Henriques Viola
Maputo, 10 de Dezembro de 2008
Wind warning issued as stormy weather threatens to hit UK
-
An Arctic blast in the US and Canada will supercharge the jet stream,
bringing a deep area of low pressure towards the UK.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment