Wednesday 24 December 2008

ENQUANTO JORGE KALAU CONTINUAR A ESCONDER O INQUÉRITO DA FUGA DE ANIBALZINHO José Domingos “cai” de Comandante da PRM de Maputo

(Maputo) Envolta em polémica,

- O Diário de Notícias sabe que a queda de José Domingos está relacionada com os resultados do inquérito da fuga dos tres perigosos cadastrados das celas do Comando da PRM da Cidade de Maputo, e o seu lugar poderá ser ocupado pelo actual Comandante da FIR, General José Weng San.
Entretanto, não faz um mês que Jorge Kalau foi empossado como novel comandante-geral da PRM, mas os deslizes já começam a emergir. Garantiu- e debalde- que até ontem seriam conhecidos os resultados da comissão de inquérito, criada para esclarecer as circunstâncias da fuga de Aníbal dos Santos Júnior, comumente tratado por Anibalzinho, juntamente com outros dois bandidos designadamente Samito e Todinho
a mesma comissão de inquérito tinha até o dia 20 do corrente mês para apresentar o que apurou, relacionado com a fuga verificada no Comando Geral da PRM. Portanto, tem quatro dias de atraso e o novel comandante alimenta a manobra.
Recorde-se que embora os holofotes apontam a Anibalzinho- por razões obvias é a terceira vez que se evade de uma cadeia , com ele escapuliram-se mais dois renomados
criminosos, designadamente Samuel Januário Nhare (Samito) e Luís de Jesus Samuel (Todinho).
Há dias, momentos depois de tomar posse, Kalau prometeu, na Presidência da República, que seria implacável ao crime. Contudo, parece ter falhado no seu primeiro teste: a suposta comissão de inquérito não trouxe nada.
Suposta comissão de inquérito porque depois de ter sido anunciada houve uma polémica. É que o general Benedito Zinocassa, a quem a hierarquia policial o anunciou como a pessoa que iria chefiar a comissão retroreferenciada, apareceu em público a desmenti-lo.Desde lá, pouco ou quase nada emergiu sobre aquele organismo.
Todavia, os agentes da polícia acusados de ter facilitado a fuga de Anibalzinho são sete; é o mesmo número dos que foram acusados aquando da primeira evasão do “mecânico”. Tais foram julgados e considerados inocentes pelo Tribunal Provincial da Matola, num julgamento presidido pelo juiz Carlos Caetano. À altura, o magistrado acusou a comissão do inquérito de não ter feito quase nada para descobrir quem facilitou a fuga de Anibalzinho da BO.(Redacção)

In Diario do Pais

No comments: